SCidades apresenta SIASAR para Comitê Integrado da Seca

19 de dezembro de 2016 - 12:27

Dando continuidade às ações emergenciais e estruturantes do Plano Estadual de Convivência com a Seca, nesta segunda-feira, 19, o coordenador de Saneamento da Secretaria das Cidades, Alceu Galvão, representou a pasta na reunião do Comitê Integrado da Seca no Ceará. A reunião faz parte das ações emergenciais e estruturantes do Plano Estadual de Convivência com a Seca do Governo do Estado do Ceará.

Durante o encontro, Alceu Galvão apresentou a experiência do SIASAR e o relatório da visita técnica à Honduras dos representantes da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE e do Ministério da Integração, para conhecer o – SIASAR implantado naquele país.

O Siasar é fundamental no combate à seca a curto e médio prazo, pois teremos informações de qualidade para definir as ações e o planejamento do Governo do Estado e dos municípios no tocante ao investimento no saneamento rural. Estamos finalizando o piloto realizado em Aracati e a partir de agosto de 2017, com um investimento de R$ 6 milhões, em parceria com a União, vamos visitar 9.700 localidades no estado, cobrindo 125 municípios”, disse Alceu Galvão.

A reunião, que foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) teve os seguintes temas:

– Diagnóstico dos Sistema de Abastecimento Implantados pelo Governo do Estado do Ceará – SIASAR (Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural)

– Ações do Exército Brasileiro e Defesa Civil – Carros Pipa;

– Apresentação do coordenador do Projeto São José III;

– Apresentação do diretor geral do DNOCS, engenheiro Ângelo Guerra, Ações em Curso deste Departamento;

Comitê Integrado da Seca

O Comitê, coordenado pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, é formado por representantes de várias entidades como Defesa Civil, Exército, SDA, Funceme, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Cogerh (Companhia de Gestão e Recursos Hídricos), Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas), Ematerce entre outros.