Assembleia do Comderes de Sobral define planejamento para o ano de 2017

17 de janeiro de 2017 - 15:35

Na manhã desta quarta-feira (18), acontece a Assembleia do Consórcio Municipal para a Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes), na sede da Prefeitura Municipal de Sobral. Foram convidados os prefeitos e representantes dos 14 municípios do consórcio. Além destes, irão estar presentes técnicos da SCidades, que prestam assessoramento técnico ao consórcio através da Coordenadoria de Saneamento.

Dentre as pautas da assembleia estão a mudança do nome e objetivo do consórcio, que antes era principalmente a implantação de um Aterro Sanitário, e passará a englobar a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que envolve a coleta seletiva, reciclagem, inclusão social e a participação da sociedade civil. Além disso, haverá a definição do planejamento administrativo e financeiro do consórcio para o ano de 2017.

Também será realizado o acompanhamento das ações dispostas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que visa fortalecer a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da região. O termo foi assinado no mês de setembro de 2016 pelos 14 municípios integrantes do Comderes.  A SCidades atua como interveniente no instrumento junto com a Secretaria do Meio Ambiente, o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci) e a Agência Reguladora do Ceará (ARCE).

Os municípios que fazem parte do Comderes são: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Santana do Acaraú, Senador Sá e Sobral.