Jesualdo Farias palestra sobre projetos de saneamento rural em encontro na Colômbia

7 de abril de 2017 - 14:32

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, realizou, nesta quinta-feira (06), uma palestra de abertura do quarto dia da III Assembleia Regional do Siasar, em Cali, na Colombia. No evento, o secretário abordou a atual crise hídrica do Ceará, e os projetos e ações que o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, está desenvolvendo em relação ao Saneamento Rural, dentre eles a implantação do Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural (Siasar). O encontro, que vai até o dia 07 de abril, reúne delegações de 11 países, técnicos do Banco Mundial e agências que trabalham com a água potável e o saneamento.

Durante o discurso, o secretário Jesualdo Farias destacou o projeto piloto de implantação do Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural (Siasar), desenvolvido pelo Ceará em 2016 de forma pioneira no Brasil, no município de Aracati. A partir desta experiência, o objetivo da SCidades é expandir, através de parceria com o Ministério da Integração, o Siasar para  126 municípios do estado. Na ocasião,o secretário afirmou que o Governo do Estado tem realizado diversos investimentos em ações para o saneamento rural, dentre eles a criação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), em 1996, que é uma referência mundial para a sustentabilidade da prestação dos serviços de água e esgoto nas áreas rurais. Outro projeto abordado por Jesualdo Farias foi o Programa de Transposição das Águas do Rio São Francisco, que é uma uma iniciativa do Governo Federal, em Parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades.

O secretário Jesualdo Farias também falou no evento sobre mais um programa de cooperação com o Banco KfW, tradicional parceiro no saneamento rural, que será iniciado em 2018. O programa tem o objetivo de realizar avanços na
ampliação da infraestrutura e na gestão dos serviços de saneamento rural, e vai atuar em comunidades rurais operadas pelo Sisar.

Para o titular das SCidades, a universalização da água e do esgoto é uma meta que ainda está muito distante da realidade, e que por isso deve ser realizado um esforço em conjunto com os gestores do Estado para conseguir atingir esse objetivo. “O Ceará tem uma população de mais de oito milhões de pessoas, e destas tem cerca de 2,2 milhões morando em comunidades rurais […] Em mais de 20 anos de experiência no serviço de saneamento de comunidades rurais, estamos longe de atender e chegar a universalização tanto de água, quanto de esgoto pra essas comunidades. Então, muito sensível a esse projeto e eu trago a mensagem do Governo do Estado do Ceará não só para a Secretaria das Cidades, mas para as Secretarias responsáveis pelas questões da água e as questões agrárias, que se cerquem de boas ideias e bons projetos para que possamos contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos nossos irmãos que moram nas comunidades rurais”, afirmou Jesualdo Farias.

SISAR

O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), criado pelo Governo do Estado em 1996, funciona em oito unidades no Ceará, distribuídas entre as onze bacias hidrográficas do Estado. O Sisar abastece uma população de cerca de 500 mil habitantes e é uma referência mundial em prestação de serviço de saneamento rural.

O SIASAR

O SIASAR consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais.

O Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural, a partir da sua adesão e implementação no Estado, possibilita que gestão de saneamento tenha acesso a dados e diagnósticos essenciais ao planejamento e priorização de ações, permitindo sobretudo a continuidade e efetividade dos investimentos realizados.