SCidades participa de reunião de planejamento do consórcio de resíduos sólidos, em Limoeiro do Norte

4 de maio de 2017 - 17:15

Nesta quinta-feira (4), a Secretaria das Cidades participou da reunião de planejamento do Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (COMARES – UL) que é formado por Limoeiro do Norte (sede), Alto Santo, Ererê, Iracema, Morada Nova, Palhano, Quixeré, S. João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Russas e Potiretama.

Durante o encontro, a SCidades, por meio da Coordenadoria de Saneamento, apresentou o planejamento para a gestão integrada de resíduos sólidos na região, que envolve várias ações entre elas a estruturação do consórcio, a atualização dos instrumentos legais do consórcio, as ações para cumprimento das metas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público Estadual e todos os municípios do consórcio, além do fechamento dos lixões e de projetos para a inserção social dos catadores e de coleta seletiva municipais.

Com investimento aproximado de R$ 50 milhões de reais, as ações também envolvem a construção de uma CTR, seis Estações de Transbordo de Resíduos, além de 11 Centrais Municipais de Reciclagem. As ações atendem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina diretrizes relacionadas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos

Entre os encaminhamentos da reunião, foi formada uma comissão de técnicos das prefeituras que irão levantar o orçamento de 2017 e submeter a uma assembleia geral do consórcio, também foi definido um cronograma de ações para atender a metas do TAC.

Participaram da reunião os técnicos da pasta, e representantes dos municípios integrantes do consórcio.