PDUI é destaque no Seminário Prefeitos Ceará 2017

2 de junho de 2017 - 12:14

A Assembleia Legislativa e o o jornal Diario do Nordeste realizam o Seminário Prefeitos Ceará 2017. O evento ocorre nos dias 5 e 6 de junho no Centro de Eventos do Ceará no Pavilhão Leste.

A Secretaria das Cidades estará presente no encontro, com a exposição de um painel sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado. O PDUI é um instrumento que estabelece, com base em processo permanente de planejamento, as diretrizes para o desenvolvimento urbano da região metropolitana ou da aglomeração urbana.

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado estabelece também as condições para gestão plena da Região Metropolitana ou aglomeração urbana, mediante aprovação de lei estadual que deverá ser revista, pelo menos, a cada 10 (dez) anos e deve considerar o conjunto de Municípios que compõem a unidade territorial urbana e abranger áreas urbanas e rurais, sendo fundamental no fortalecimento das Regiões Metropolitanas.

Seminário Prefeitos Ceara 2017

Atualmente, mais pessoas habitam áreas urbanas do que áreas rurais. Até 2050, a previsão é que 66% da população mundial viva em cidades. Hoje, as regiões mais urbanizadas incluem América do Norte, Europa, América Latina e Caribe. As cidades e as regiões metropolitanas em todo o mundo estão enfrentando grandes e similares desafios nas áreas de mobilidade, infraestrutura, águas residuais, gestão de lixo, habitação e energia.

Esses novos centros dinâmicos criam excelentes oportunidades para investimentos sustentáveis, já que seu desenvolvimento é ainda gerenciável nesse estágio de crescimento. Se cidades de médio porte conseguirem atrair investimentos e se engajarem em processos de planejamento urbano adequados para construir mobilidade, energia e sistemas sanitários sustentáveis, em 20 anos os centros urbanos da América Latina serão muito mais habitáveis.