SCidades aprova Plano de Trabalho para Aquisição de Equipamentos para Centro de Pesquisa em Reúso de Aquiraz

14 de junho de 2017 - 16:29

A Secretaria das Cidades aprovou o plano de trabalho, apresentado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), para a aquisição de equipamentos para o Centro de Pesquisa em reúso de Aquiraz.

Os recursos para a aquisição destes itens estão dentro do orçamento do “Projeto de Readequação do Centro de Treinamento, Demonstração e Desenvolvimento em Reúso Agrícola de Água – Aquiraz (CE)”, que foi submetido à Caixa Econômica Federal. O projeto é financiado pelo Orçamento Geral da União, através da Agência Nacional de Águas (ANA). A previsão de início das atividades do projeto é para o mês de outubro de 2018.

O Centro de Pesquisa em Reúso vai utilizar aproximadamente 120m³ diários de efluentes tratados, que serão provenientes das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) dos municípios de Aquiraz e Eusébio.

O projeto de readequação do Centro tem como meta a instalação de diversas unidades técnicas demonstrativas, que servirão para estimular a replicação de tecnologia de reuso,  ampliando a sua utilização.  As ações vão beneficiar agricultores, técnicos agrícolas, extensionistas rurais, membros de comitês de bacias hidrográficas e Secretarias de Agricultura.

O projeto prevê ainda a instalação de unidades de demonstração, que vão manter culturas permanentes de manga, goiaba, coco, uva, maracujá, banana e outras a serem cultivadas com o efluente tratado, que também vai ser utilizado para a implantação de estufas para a produção de mudas ornamentais e florestais. Para permitir a continuidade dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro, a área de desenvolvimento de tecnologias em reúso será recuperada.

Ao Centro serão incorporadas tecnologias de pós-tratamento dos efluentes de lagoas de maturação e um sistema de wetlands. Entre outras tecnologias implantadas estão os filtros em pedregulho, floco-flotador por ar dissolvido e ultrafiltração. Estas ferramentas tem o objetivo de proporcionar uma desinfecção química dos resíduos, para que estejam com uma melhor qualidade para a prática de reúso urbano.

Para ter acessa ao Plano de Trabalho, clique aqui.