Governo do Ceará beneficia 560 famílias com entrega de casas no bairro Jangurussu

22 de dezembro de 2017 - 09:39 # # # #

“Só quem viu a luta da gente vai saber o tamanho da minha felicidade”. As palavras da dona de casa Maria Madalena, 69, seguidas por lágrimas de novas esperanças, sintetizam o sentimento de 560 famílias de Fortaleza às vésperas do Natal. Nesta sexta-feira (22), elas receberam das mãos do governador Camilo Santana as chaves de suas casas na segunda etapa do residencial José Euclides Ferreira Gomes, localizado no bairro Jangurussu. Uma conquista alcançada por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, parceria do Governo do Ceará, através da Secretaria das Cidades, com o Governo Federal.

Resultado de investimento total de R$ 206,448 milhões, a área habitacional acolherá ao todo, 2.992 famílias. Antes deste fim de ano, 1.488 já haviam sido contempladas com seus imóveis, no último mês de agosto. A expectativa é de que, em 2018, as últimas 944 unidades sejam sorteadas e entregues. As famílias contempladas vêm dos projetos Maranguapinho, Cocó e entidades não vinculadas.

Moradia e dignidade

Camilo Santana visitou algumas unidades entregues e conversou com os moradores recém-chegados no residencial Euclides Ferreira Gomes. O governador parabenizou os beneficiados pela vitória de receber a casa própria, e destacou a importância do investimento em política habitacional para a população.

“A ideia é que as famílias já pudessem organizar suas mudanças antes do Natal. As pessoas vão agora estar nas suas casas novas, com seus filhos. Isso é a realização de um sonho. Fortaleza vem ganhando muitas unidades habitacionais. Isso é política pública que garante moradias dignas para a cidade de Fortaleza e todo o Ceará. É um momento muito feliz”, disse.

Acompanhando o governador no evento, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, lembrou da parceria entre Estado e Município para dar andamento a todas as obras e ações de Habitação na Capital. Ele pontuou que o Minha Casa Minha Vida representa uma transformação social e decreta o fim de espera de milhares de famílias em todo o Ceará.

“A gente tem aqui juntos mais de 20 mil casas populares em construção, que tem garantido a realização de sonhos para essas pessoas. Quantos aqui não esperaram até 50 anos para ter um teto seu, para criar sua família, dar melhor condição de vida para seus filhos? Então é um momento maravilhoso. Muito feliz da Prefeitura de Fortaleza ter de alguma forma apoiado essa iniciativa do Governo”, afirmou.

Evento

Além de governador e prefeito, a solenidade para a comunidade contou com a presença do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, George Gress, o secretário Adjunto das Cidades, Germano Fonteles, o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, os deputados federais Paulo Henrique Lustosa e Odorico Monteiro, os deputados estaduais Rachel Marques e Walter Cavalcante, militância do Movimento dos Trabalhadores sem Teto e lideranças municipais.

Mais casas entregues

Ainda nesta sexta-feira, às 16h30, mais 180 famílias serão beneficiadas com o residencial Casa Nova Vida Nova, em Crateús. As obras também compõem o Programa Minha Casa Minha Vida, em mais uma parceria entre os governos Federal e do Estado. Com isso, serão, somados com Fortaleza, mais de 700 famílias beneficiadas pelo programa.

Após o evento, durante a noite, o Governo do Ceará ainda realizará sorteio de 1.454 novas moradias no residencial Rachel de Queiroz, em Quixadá. O empreendimento faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida e tem investimento total de R$98.464.880,00 milhões.

Programa Minha Casa Minha Vida no Ceará

O Governo do Ceará entregou, nos últimos três anos, 15.263 unidades habitacionais, pelo Programa Minha Casa Minha Vida, com destaque para as regiões mais populosas e onde há um déficit habitacional mais latente: Região Metropolitana de Fortaleza, Cariri e Norte do Estado. Essas moradias totalizaram investimento de R$ 1.030.875.142,70. Ainda há previsão de entrega de mais 17.700 unidades até 2018.