SCidades promove reunião de Partida do Projeto de Inclusão Social e Produtiva de Catadores e Catadoras em Redes Solidárias do Ceará

20 de novembro de 2018 - 16:44

Na manhã desta terça-feira, a Secretaria das Cidades promoveu, no auditório da Seplag, Reunião de Partida do Projeto de Inclusão Social e Produtiva de Catadores e Catadoras em Redes Solidárias no estado do Ceará. A atividade é de responsabilidade da Célula de Resíduos Sólidos da Coordenadoria de Saneamento da Secretaria, com suporte da Fundação ASTEF, entidade ao qual irá celebrar com a SCidades Termo de Colaboração para execução do referido projeto.

Durante o encontro, foram apresentadas, para representantes de 94 municípios e entidades convidadas, as ações propostas pelo projeto, que terá início nas próximas semanas, bem como a retomada da discussão sobre o Comitê Gestor do convênio entre SCidades e Ministério do Trabalho e Emprego/SENAES, que possibilitou o repasse de recursos para a realização do projeto. Outro objetivo do evento foi o fortalecimento da articulação, junto, aos municípios para a realização do Projeto.

O secretário das Cidades Paulo Henrique Lustosa, ressaltou durante a abertura do evento sobre a importância do envolvimento dos municípios para o sucesso na implementação do projeto. Ainda segundo ele, as ações são de grande relevância mediante a cobrança permanente por meio do Ministério Público Estadual em relação ao andamento da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Projeto de Inclusão Social e Produtiva de Catadores atenderá 94 municípios, em 9 regiões do Estado, por meio de ações de capacitação e assessoria aos catadores. A meta e atender 1.400 catadores nos municípios beneficiados, bem como promover a organização destes por meio de Empreendimentos Econômicos Solidários, articulados em Redes Solidárias, enquanto alternativa vinculada à Política Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos.