Assembleias em Regiões do Vale do Jaguaribe e Acaraú definem formalização de catadores

13 de março de 2019 - 15:21

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, está realizando, através de contrato com a entidade Cáritas Brasileira, assembleias para formalizar associações e cooperativas de catadores de materiais reciclados. As ações fazem parte do Projeto de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. As reuniões estão acontecendo nos meses de fevereiro e vão até junho para os municípios da região do Vale do Acaraú, e vão acontecer de julho até setembro no Vale do Jaguaribe.

Durante as assembleias vão ser definidas a constituição das Associações, a aprovação de Estatuto, eleição de Diretoria e Conselho Fiscal, direitos e deveres dos associados, objeto social e relação dos associados. A formalização do trabalho dos catadores é importante para garantir um caráter mais organizado aos profissionais, que vão atuar nas Centrais Municipais de Reciclagem, nas coletas seletivas municipais, além de ampliar as possibilidades de realização de parceria com as prefeituras e o Governo do Estado.

As assembleias são uma continuidade das atividades que a Secretaria das Cidades, através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais dos Vales do Jaguaribe e Acaraú, desenvolve com os catadores desde o ano de 2017, como oficinas e capacitações. As ações atendem à Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.