Secretaria das Cidades realiza Plano de Ação Socioambiental no Maranguapinho até o janeiro de 2020

17 de outubro de 2019 - 14:55 # # #

Com programações marcadas até janeiro de 2020, a Secretaria das Cidades realiza um conjunto de ações nas comunidades adjacentes ao trecho II e III do Maranguapinho, áreas já urbanizadas. Entre as atividades estão: o Multirão Ambiental, que consiste na limpeza e visita porta a porta nas comunidades, levando ações de sensibilização e educação ambiental; o Ciclo de Palestras, ações realizadas em escolas públicas da região, frisando a alunos e pais a importância do cuidado com a preservação do meio ambiente, considerando o rio e seu entorno; e o Teatro de Fantoches, que leva a mesma mensagem a crianças e adolescentes das mesmas instituições próximas ao Maranguapinho.

“Queremos evidenciar a problemática da questão ambiental considerando que a área do Rio Maranguapinho é uma área de preservação, para que a comunidade se aproprie dos espaços urbanizados e não haja a reincidência de focos de acúmulo de lixo. Para isso, foi articulado alguns parceiros para somar forças”, afirma a assistente social da Equipe Maranguapinho, Thaís Mariano.

As atividades fazem parte do Plano de Ação Socioambiental do Projeto Rio Maranguapinho, elaboradas pela Coordenadoria de Revitalização de Áreas Degradadas e Drenagem (Corev), da SCidades, e realizadas em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Cagece, a Secretaria de Esportes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Regional III, a Regional V, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), o Batalhão Ambiental, a Guarda Municipal, as escolas municipais do entorno, entre outros.

Cronograma
Segue a localização dos próximos mutirões ambientais, conforme o cronograma abaixo:

Dia 22/10/19 (9h): Rua Emílio de Menezes com Via Paisagística – Granja Portugal e Bonsucesso

Dia 29/10/19 (9h): Rua Oliveira Sobrinho com Via Paisagística – Granja Portugal e Bonsucesso

Dia 05/11/19 (9h): Av. Osório de Paiva com Via Paisagística – Parque São José e Canindezinho

Dia 12/11/19 (9h): Rua Desembargador Frota com Av. Osório de Paiva – Parque São José

Dia 19/11/19 (9h): Av. Jardim Fluminense com Via Paisagística – Canindezinho