Governo do Ceará inaugura Central de Tratamento de Resíduos, em Sobral

13 de dezembro de 2019 - 11:02 # # # # # #

O governador Camilo Santana e o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, inauguram neste sábado, às 9 horas, a Central de Tratamento de Resíduos do Vale do Acaraú: a CTR Sobral. Além da CTR, serão inauguradas também seis ETR’s – Estações de Transbordo de Resíduos (Coreaú – sede e Ubauna; Forquilha; Pacujá; Massapê e Cariré) e três CMR’s – Centrais Municipais de Reciclagem em Sobral.

As obras representam um investimento de R$ 41.185.136,90, por meio de um financiamento do Tesouro Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem o objetivo de adequar a região do Vale do Acaraú diante da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PMRS). Atribuindo ao Poder Público a responsabilidade de garantir a reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos, a partir do estabelecimento de uma gestão integrada que contemple a logística reversa de resíduos.

“Antes, os resíduos sólidos coletados nesses municípios eram conduzidos a lixões, onde ficavam dispostos diretamente no solo, sem nenhum tipo de tratamento. As implantações das CTRs, ETRs e CMRs vão possibilitar a destinação adequada dos resíduos sólidos, impedindo uma série de prejuízos socioambientais e sanitários, como a poluição do solo, de recursos hídricos e a proliferação de doenças”, frisa o secretário Zezinho Albuquerque.

Esta é uma ação do Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú. Serão implantados a CTR em Sobral, atendendo 17 municípios: Alcântara, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Sobral; e a CTR em Limoeiro do Norte, que está em 35% de construção, e atenderá 13 municípios: Alto Santo, Ererê, Iracema, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Palhano, Jaguaruana e Itaiçaba.