Início da operação da CMR de Morada Nova

19 de fevereiro de 2021 - 09:35

No início deste mês, a Prefeitura de Morada Nova, através do Instituto de Meio Ambiente de Morada Nova (IMAMN), iniciou a operação da Central Municipal de Reciclagem (CMR) construída pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da SCidades, com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú.

A CMR de Morada Nova está recebendo material reciclável proveniente da coleta seletiva realizada pela da Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis de Morada Nova (ACRREMN). A associação mantém parceria com a Prefeitura para realizar o serviço de coleta dos recicláveis em toda a sede e também nos distritos municipais.

O IMAMN estima que cerca de 35 toneladas por mês de recicláveis sejam desviadas para a CMR, onde os catadores fazem a separação, triagem e beneficiamento do material para que seja reaproveitado pela indústria de reciclagem, gerando ganhos ambientais, econômicos e sociais para todo o Estado.

Ao todo, já foram entregues seis equipamentos nos moldes da CMR de Morada Nova aos municípios contemplados pelo Programa Cidades II. No Vale do Jaguaribe, além de Morada Nova, os municípios de Russas e Limoeiro do Norte também receberam uma unidade em cada um. Já no Vale do Acaraú, o município de Sobral foi contemplado com três CMRs em localidades estratégicas da sede municipal de modo a atender a população com os serviços de recebimento de recicláveis.