Política de Resíduos Sólidos: SCidades participa de encontro de gestores

17 de junho de 2021 - 16:42 #

A SCidades participa nesta sexta-feira (18), do Encontro de Gestores – “Implementação da Política de Resíduos Sólidos nos Municípios”. O evento será realizado a partir das 9h, e tem organização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Assembleia Legislativa, será virtual, pelo Youtube de cada órgão.

O secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, e o secretário Executivo de Saneamento, Paulo Henrique Lustosa, irão representar a Pasta de Governo.

“Nosso propósito é mobilizar os gestores municipais, principalmente os gestores que estão assumindo agora, a se engajar nos consórcios municipais de coleta seletiva múltipla e de destinação final adequada de resíduos sólidos, para que o Estado possa apoiá-los no cumprimento da política de resíduos e na meta que está fixada no novo Marco do Saneamento, que deu mais três anos de prazo para encerrar com os lixões”, afirma Paulo Henrique Lustosa.

O evento contará também com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Evandro Leitão; do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; do secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; do superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes Júnior; do presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães; do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro e do presidente da Rede Nacional de Consórcios Público, Victor Borges.

Na ocasião serão trazidos casos exitosos como o da Implementação da Política de Resíduos Sólidos de Forma Consorciada: Consórcio 1 – Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS – RMS); e Consórcio 2 – Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe Unidade II (CONVALE) . Seguido por um debate técnico.

Campanha CEARÁ LIXÃO ZERO

No encontro, a Scidades, Sema, Assembleia Legislativa do Ceará, Aprece, Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace) e Nutec vão lançar a campanha CEARÁ LIXÃO ZERO.

O objetivo do Governo do Estado é que, em parceria com os consórcios estimulados pela SCidades e Sema, os municípios possam extinguir os lixões, executar a coleta seletiva e os demais instrumentos da gestão nacional e estadual de resíduos sólidos.