Secretaria das Cidades e Cagece divulgam o andamento das obras do SISAR

26 de janeiro de 2022 - 15:03 # # # # # # # #

A Secretaria das Cidades, por meio da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão – UGP PAS e em conjunto com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), avança em relação às obras de Construção das Sedes dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural na bacia do Banabuiú (SISAR BBA), em Quixadá, e na bacia do Médio e Baixo Jaguaribe (SISAR BBJ), em Russas. As referidas obras fazem parte do Programa Ceará III que se constitui como uma ampliação do Programa de Saneamento Básico Ceará II, ações complementares que se tratam de uma doação do Banco KfW no montante de EUR 3.000.000,00. O referido programa tem como finalidade promover, nas Bacias BBA e BBJ, o desenvolvimento do SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural, que tem a responsabilidade de realizar a operação e gestão dos sistemas a serem beneficiados, garantindo que os recursos aplicados atingirão os objetivos.

Construção Sede SISAR Quixadá (BBA)

A construção das sedes dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural na bacia do Banabuiú (SISAR BBA) e na bacia do Médio e Baixo Jaguaribe (SISAR BBJ) seguem avançando respectivamente com 71% e 90% de percentual de execução física e fazem parte da meta de Infraestrutura e logística dos SISAR BBA e BBJ.

Construção Sede SISAR Russas (BBJ)

O Sisar

O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) é uma instituição não governamental que, supervisionada pela Cagece, atua em comunidades rurais, em parceria com associações de moradores. O objetivo da organização é que a própria comunidade rural administre o sistema de abastecimento de água de forma autossustentável. O Sisar foi criado em 1996 e, hoje, atua em 152 dos 184 municípios cearenses, atendendo mais de 700 mil pessoas em todo o estado.

Atualmente, existem oito Sisars (presentes nas oito bacias hidrográficas do Ceará). Cada uma das sedes é responsável pela administração dos sistemas de  sua região. As comunidades beneficiadas pelo projeto recebem palestras de educação sanitária, uso racional dos recursos hídricos e outras atividades relativas à capacitação social. A Cagece coordena e fiscaliza o gerenciamento de cada Sisar.