SCidades assina ordem de serviço para destinação adequada de resíduos sólidos no Vale do Jaguaribe

4 de março de 2022 - 16:47 # # #

Raynara Teixeira - Ascom SCidades (texto e fotos)

Nesta sexta-feira (4), o secretário das Cidades, Marcos Cals, assinou a ordem de serviço administrativa para execução das obras da Central de Tratamento de Resíduos – CTR, localizada no município de Limoeiro do Norte e Implantação das Estações de Transbordo de Resíduos – ETRs nos municípios de Alto Santo, Iracema, Morada Nova, Palhano, Potiretama e Russas.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, está implantando a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) com a finalidade de prestar serviço de forma associada para a destinação adequada dos resíduos sólidos pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (CGIRS) do Vale do Jaguaribe. As obras beneficiarão mais de 200 mil pessoas e terão um investimento total de R$ 33.077.149,42.

Atualmente, os resíduos sólidos urbanos coletados nos municípios são conduzidos a lixões, onde são dispostos diretamente no solo, sem nenhum tipo de tratamento. Essa prática gera uma série de prejuízos socioambientais e sanitários, como a poluição do solo, dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos e do ar, além da proliferação de vetores de doenças, comprometendo a qualidade de vida e do meio ambiente, pondo em risco a saúde pública.

As obras, que atendem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), têm o propósito de melhorar a qualidade ambiental da região e a qualidade de vida da população local, através da destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos.