Secretário das Cidades, Marcos Cals, assina termo de compromisso do Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica

30 de março de 2022 - 10:51 # # # #

Beatriz Bley (fotos)

Nesta terça-feira (29), o secretário das Cidades, Marcos Cals, representando o governador Camilo Santana, participou da cerimônia de lançamento do Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica, conduzido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará. O projeto de revitalização faz parte do plano Fortaleza – Cidade Criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O evento marcou a assinatura do Termo de Compromisso do projeto e contou com a participação do diretor-presidente da Cagece, Neuri Freitas; do vice-prefeito de Fortaleza e presidente do Iplanfor, Élcio Batista; do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Augusto Albuquerque e da vice-diretora da Faculdade de Direito da UFC, Camila Freitas.

Estimado em R$25 milhões, o projeto arquitetônico de autoria das arquitetas da Cagece, Beatriz Chaves e Marina Xavier, seguirá para análise na área de Patrimônio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), tendo em vista que as caixas d’águas possuem proteção de Bem em processo de tombamento.

Na ocasião, o secretário das Cidades, Marcos Cals, falou sobre a importância do projeto para a cidade de Fortaleza e parabenizou as arquitetas responsáveis.

(Assinatura do Termo de Compromisso)

A Cagece terá posse da área por 20 anos e será responsável pela restauração e requalificação do espaço que deverá se tornar referência em educação ambiental e bem-estar. Para elaboração do projeto, as arquitetas buscaram um programa que desse suporte às atividades existentes na Companhia, a fim de manter os cuidados ao longo do tempo. Além das especificidades de um projeto de restauro, alunos e servidores da Faculdade de Direito da UFC foram ouvidos por meio de uma pesquisa.

A Cagece trabalha ainda em um projeto de integração entre as Caixas d’Água do Benfica e a Praça da Bandeira.

Cidades Criativas da UNESCO

Fortaleza foi escolhida, em 2019, como cidade criativa em design. A Unesco designou como Cidades Criativas da Organização, aquelas com ideias e práticas inovadoras. As Cidades Criativas da UNESCO contribuem para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, defendendo ações que beneficiem diretamente as comunidades a nível urbano.