SCidades assina documento de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, Inclusivo e Sustentável da Região Metropolitana de Fortaleza

7 de abril de 2022 - 10:15 # # #

A secretaria das Cidades recebeu o vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), Élcio Batista, para assinatura do documento de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, Inclusivo e Sustentável da região metropolitana de Fortaleza – PDUIIS.

Com investimento total de R$ 1.440.000,00, o PDUIIS, enquanto instrumento legal de planejamento, estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Desta forma, o plano busca reduzir desigualdades, melhorar as condições de vida da população, identificar funções públicas de interesse comum a ser tratadas, definindo diretrizes para a mobilidade urbana e regional, uso e ocupação do solo, meio ambiente e proteção dos mananciais de água, saneamento básico e resíduos sólidos. Além de desenvolvimento socioeconômico sustentável e habitação de interesse social, inclusão social e produtiva, melhoria da segurança cidadã, além da definição de áreas urbanas a serem preservadas e áreas de risco a serem priorizadas. O plano firmará parceria entre a Secretaria das Cidades, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (Codur), e o IPLANFOR por meio de Convênio.

O plano de trabalho foi aprovado pelo secretário das Cidades, Marcos Cals, e Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do IPLANFOR.

O IPLANFOR, através de sua Diretoria de Planejamento, terá o papel de coordenar, articular e mobilizar os diversos atores públicos, privados, sociedade civil e consultores oriundos de acordos firmados pela SCidades junto a organismo(s) internacional(is).