Secretário das Cidades, Marcos Cals, participa de reunião na sede do Sinduscon Ceará

13 de abril de 2022 - 16:53 # # # #

Na manhã desta terça-feira (13), o secretário das Cidades, Marcos Cals, e o secretário nacional de habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alfredo Santos, foram recebidos na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) pelo presidente da entidade, Patriolino Dias de Sousa, e integrantes da diretoria.

A reunião tratou sobre a viabilização de mais empreendimentos habitacionais no âmbito do Programa Casa Verde e Amarela para o Estado, como o Programa Pró-Moradia, que apoia estados e municípios na execução de empreendimentos e ações de urbanização e regularização de assentamentos precários, e o Programa Parcerias, uma modalidade de financiamento que busca somar forças com os governos estaduais e municipais para facilitar o acesso à casa própria pelas famílias de baixa renda, onde o aporte do estado ou município se soma aos subsídios do FGTS.

“Estamos trabalhando para possibilitar a retomada de empreendimentos como o Cidade Jardim I (módulos III e IV). O módulo V já recebeu um aporte do Governo Federal de mais de R$ 4 milhões para conclusão. Também tratamos sobre outras soluções para atender às famílias em situação vulnerável em Fortaleza.” Afirmou o secretário das Cidades, Marcos Cals.

Também estiveram presentes o secretário de governo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Renato Lima; e o presidente da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (HABITAFOR), Adahil Fontenele.

Programa Casa Verde e Amarela

A fim de combater o déficit habitacional em todos os seus componentes e facilitar o acesso da população à moradia digna, o Governo Federal lançou o Programa Casa Verde e Amarela. Além da produção de moradias subsidiadas, o programa trouxe novas modalidades, como a regularização fundiária, a melhoria habitacional e a locação social.