Governadora Izolda Cela autoriza a construção do campus da UVA e duas areninhas em Camocim

13 de junho de 2022 - 16:56 # # # #

No fim da manhã desta segunda-feira (13), o secretário das Cidades, Marcos Cals, a governadora Izolda Cela e o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, estiveram na solenidade de autorização para construção do campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Camocim. Na ocasião, também foi autorizada a construção de duas areninhas para o município. O evento aconteceu na Secretaria Municipal da Educação, sediada na antiga Estação Ferroviária.

Sobre a expansão do Ensino Superior cearense, Izolda Cela defendeu que universidade mais perto dos jovens representa transformação social. “A educação é um dos pilares para construir a sociedade que todos nós desejamos. Nós temos que firmar nas nossas redes e instâncias a melhoria da educação como compromisso permanente. Desde os pequenininhos até a etapa do Ensino Superior, porque cada vez mais se faz necessário continuar aprendendo, se preparando. Não tem outro jeito, só educação para sustentar a sociedade que nós desejamos, mais igualitária e mais segura”.

Conquistas para a juventude

O novo campus da UVA em Camocim, que se destaca no Prêmio Escola Nota 10, será construído em um terreno doado pela prefeitura, localizado no Bairro Tijuca, numa área de seis hectares. O investimento na obra é de aproximadamente R$ 17 milhões.

A estrutura contará com 20 salas de aula, área administrativa, restaurante universitário, biblioteca, ginásio coberto, área de convivência, amplo estacionamento e área para expansão. “Uma estrutura definitiva e adequada, planejada de forma modular, para que mais na frente possamos expandir, caso a necessidade aconteça. Sonhamos grande, fazendo o que é o possível para o momento. A expansão e o fortalecimento das universidades estaduais é um compromisso do Goveno do Ceará”, reforçou Izolda Cela.

Serão inicialmente ofertados os cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca, considerando a vocação produtiva do município, com primeiro vestibular previsto para 2023. A projeção é de que, ao fim de cinco anos, quase mil alunos estejam matriculados no campus de Camocim.

Já as areninhas serão construídas no bairro Jardim das Oliveiras e no distrito de Amarelas, com investimento total de R$ 584 mil. Os equipamentos são estruturas como campos society, com grama sintética, alambrados e rede, vestiários e torres de iluminação.