SCidades assina ordem de serviço para início das obras do Sistema de Abastecimento de Água em Mauriti

28 de junho de 2022 - 09:39 # # # # # # #

O secretário das Cidades, Marcos Cals,  assinou a ordem de serviço administrativa para início das obras do Sistema de Abastecimento de Água nas comunidades de Anauá, Logradouro e Agrovila, localizadas no município de Mauriti.

Os projetos foram elaborados pelo Departamento de Obras Contra as Secas – DNOCS via Consórcio PROJETEC-ENGESOFT. O Projeto Técnico Básico de Infraestrutura de Abastecimento de Água, da obra que será realizada pela Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, foi resultado da readequação dos projetos originais pelo consórcio GCA-COMOL.

Serão investidos R$ 14.236.142,35, decorrentes de recursos do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), onde R$ 12.030.135,89 serão direcionados para o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da comunidade de Anauá e Logradouro e R$ 2.206.006,46 para o SAA de Agrovila.

Em Anauá e Logradouro serão implantados aproximadamente 6 quilômetros totais de adutora de água bruta e mais de 7 quilômetros de rede de distribuição de água. A obra também contemplará as localidades de Cotó, Caboclo, Santo Antônio dos Posseiros, Beleza e Caldeirão Dantas.

O sistema concebido será abastecido a partir da captação em poço com bombeamento até a Estação de Tratamento de Água, armazenagem em reservatório apoiado de volume igual a 200 m³, e adução de água tratada até através de quatro estações elevatórias até a comunidade de Anauá. Onde se encontrará um reservatório elevado com capacidade de 60 m³, que atenderá à comunidade e ao reservatório de Logradouro, partindo destes a rede de distribuição das respectivas comunidades, que contará com mais de 700 unidades de ligações prediais, beneficiando aproximadamente 3 mil pessoas.

O sistema da comunidade de Agrovila, que também abastecerá as comunidades de Mucambo, Umbuzeiro, e Pau Branco, consiste na utilização de um poço profundo a ser perfurado, adução de água, tratamento da água, armazenamento e rede de distribuição de água. Além disso, serão executadas 331 unidades de ligações prediais que beneficiarão 1.324 habitantes.

Com a conclusão das obras os problemas gerados pela escassez ou pelo consumo de água contaminada serão minimizados e influenciará diretamente na qualidade de vida da população. A expectativa é que haja um aumento na produtividade e diminuição do desemprego rural na região a ser beneficiada.