SCidades presente na inauguração da nova Estação de Tratamento de Água em Quixadá

30 de junho de 2022 - 17:10 # # # #

Na manhã desta quinta-feira, 30, o secretário Executivo de Saneamento das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, esteve presente na inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Quixadá. Projetada para tratar uma capacidade nominal de 360 litros de água por segundo para um horizonte de 20 anos, a nova ETA vai dobrar a capacidade e aprimorar o tratamento de água no município. Utilizando a tecnologia de Ciclo Completo (CC), que possibilita a utilização da filtração direta durante os períodos de estiagem.

Com um investimento de R$ 8,3 milhões provenientes de recursos do Tesouro Estadual e do Orçamento Geral da União – OGU, o empreendimento beneficiará 98.350 habitantes, trazendo água de qualidade para a população.

A nova estação está locada na mesma área da ETA existente. Assim, o sistema proposto aproveita as unidades auxiliares de tratamento existentes como a casa de bombas, reservatório apoiado, reservatório elevado e uma estação elevatória de água tratada, como forma de se reduzir custos com o novo projeto. 

A estação de tratamento será constituída por uma Unidade de mistura rápida; Unidade de Floculação; Unidade de Sedimentação; Unidade de Filtração; Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Gerados, constituída por Leitos Drenantes; Unidades auxiliares, formadas por casa de química e laboratório; e uma Unidade de Sistema de Cloração. 

As obras fazem parte de uma série de ações que estão sendo realizadas para a universalização dos serviços de abastecimento de água no Ceará.