Programa Águas do Sertão: Secretaria das Cidades formaliza Termo de Colaboração com o Instituto SISAR

1 de julho de 2022 - 16:40 # # # # #

A Secretaria das Cidades, por meio do Programa Águas do Sertão, formalizou Termo de Colaboração com o Instituto SISAR para execução de pequenas melhorias nos Sistemas de Abastecimento de Águas (SAA) filiados ao Modelo de Gestão SISAR.

As referidas melhorias envolvem instalação, substituição, adequação de instalações e/ou de equipamentos de SAA, visando a padronização ao Modelo de Gestão SISAR, o que garante a melhoria do abastecimento de água para as comunidades rurais beneficiadas.

O Termo de Colaboração integra o conjunto de ações do Componente 3 do Programa Águas do Sertão, que visa o fortalecimento do Modelo de Gestão SISAR.

Saiba mais sobre o SISAR:

O Sisar foi criado em 1996 justamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Secretaria das Cidades e Cagece de forma autossustentável. Atualmente, o sistema atua em 152 municípios do Ceará, atendendo mais de 825 mil pessoas, mediante 185 mil ligações de água.

Hoje, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Cagece atua prestando orientação e realizando a fiscalização das unidades, com planejamento estratégico e metas. Para tanto, a companhia criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), dedicada a atender a esta categoria.