SCidades recebe Banco KfW para acompanhamento do Programa Águas do Sertão

28 de novembro de 2022 - 10:13 # # # # # # #

A Secretaria das Cidades recebeu entre os dias 21 e 24 de novembro a Missão de Acompanhamento do Programa de Saneamento Básico para Comunidades Rurais do Estado do Ceará no Brasil (“Programa Águas do Sertão”) e Medidas Complementares (LAIF), com representantes do Banco KfW e da Delegação da União Europeia no Brasil.

Estiveram na visita, representando o KfW, Sarah Bongard, Gerente de Portfólio, Cidades Sustentáveis, Água e Saneamento na América Latina e Caribe; Agatha Conde, Coordenadora de Projetos – Água, Saneamento e Mobilidade Urbana; e Günter Traub, Especialista Técnico do Banco. Esteve também a Adida do Setor de Cooperação da Delegação da União Européia (UE) no Brasil, Pilar Blanco, no acompanhamento dos fundos de investimentos complementares do Programa (LAIF). Os consultores Alejandro Meleg (consultor do Componente 1 para o tema Água) e Gustavo Gontijo (Agente de Licitação) também acompanharam a Missão.

Na abertura da Missão, estiveram presentes também o Diretor de Negócios do Interior da CAGECE, Helder Cortez, a Gerente de Saneamento Rural da CAGECE, Otaciana Ribeiro e sua equipe, apresentando o Modelo de Gestão SISAR. Além da CAGECE, representando os SISAR das 8 Bacias, o Presidente do Instituto SISAR, Marcondes Ribeiro, apresentou as ações do Instituto e as principais parcerias no fortalecimento das ações do SISAR no Ceará.

Durante a programação, a equipe da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão (UGP PAS) apresentou os principais avanços do Programa, as obras em execução, os processos licitatórios em andamento e o planejamento das Consultorias para o Programa.

Além dos temas específicos do PAS, os representantes do Banco KfW e EU conheceram o Projeto São José e as ações transversais com o Programa Águas do Sertão. Representando a equipe do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/Projeto São José IV estiveram presentes Karina Holanda, Gerente de Fortalecimento Institucional e Gerenciamento do Projeto, e Janio Menezes, Gerente de Abastecimento de Água e Saneamento Rural. De forma remota, participou do momento também Juliana Garrido, especialista do Banco Mundial que acompanha o PSJ IV no Ceará.

Na quarta-feira dia 23 de novembro, houve visita de campo às obras do Programa Águas do Sertão. Foram visitados a obra de melhoria do sistema de abastecimento de água da comunidade de Curupati Irrigação, no município de Jaguaribara, bem como a obra de implantação do sistema de abastecimento de água na comunidade de São José no município de Palhano. Outra visita na programação foi à sede já concluída do SISAR BBJ em Russas, resultado dos investimentos o Programa Ceará III, oriundo de doação do Banco KfW.


Saiba mais:

O Programa Águas do Sertão (PAS) visa reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do estado do Ceará às secas e escassez de água, através da implantação dos sistemas de abastecimentos de água e esgotamento sanitário nas localidades rurais, bem como o fortalecimento do Modelo de Gestão SISAR.

O PAS está sendo implementado com recursos oriundos de Contrapartida Estadual (12,5 milhões de euros), do crédito externo junto ao Banco Alemão de Desenvolvimento – KfW (50 milhões de euros) e com recursos do Latin American InvestmentFacility (LAIF), da União Europeia (6,67 milhões de euros), totalizando um recurso disponível para a implementação do Programa de 69,17 milhões de euros.