SCidades apresenta Programa Águas do Sertão a convite da Funceme

26 de janeiro de 2023 - 16:32 # # # # #

 

Nesta semana a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) celebrou, com representantes do governo estadual, da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), a assinatura do projeto Sertões, que visa reduzir os impactos ambientais do desenvolvimento rural desenvolvendo atividades econômicas com baixo teor de carbono.

A convite da Funceme, a equipe da Unidade de Gestão de Projeto da SCidades (UGP PAS) apresentou o Programa Águas do Sertão, em Missão à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a respeito da experiência em capilaridade de recursos.

Programa Águas do Sertão

O Águas do Sertão é um programa de saneamento básico para localidades rurais do Ceará que tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O Programa é financiado por recursos do Governo do Estado do Ceará, de crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e por recursos do Latin American Investment Facility (LAIF) da União Europeia. A implementação do Programa é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e do KfW.