Governo do Estado, Cagece e Aegea assinam PPP para universalização do Esgotamento Sanitário no Ceará

3 de fevereiro de 2023 - 17:50 # # # # #

Nesta sexta-feira (3), o governador Elmano de Freitas; o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas; e o vice-presidente da Aegea no Norte-Nordeste, Renato Medicis; assinaram o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com a Ambiental Ceará, empresa da Aegea Saneamento, para universalizar os serviços de esgotamento sanitário em 17 municípios cearenses. 

A celebração do acordo beneficiará 1,1 milhão de pessoas que serão atendidas no processo de universalização do acesso à coleta e tratamento de esgoto em cidades da Região Metropolitana do Cariri (RMC) e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Serão contemplados com os serviços os municípios que estão no Bloco 1 da PPP do Esgotamento Sanitário, são eles: Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

A Ambiental Ceará implantará 2.500 km de redes coletoras de esgoto, 18 Estações de Tratamento de Esgoto, 159 Estações Elevatórias de Esgoto, além de realizar mais de 325 mil ligações domiciliares. A empresa será responsável pela ampliação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário. O processo encontra-se na fase de operação assistida, que consiste no repasse de informações técnicas entre a Cagece e a empresa. 

Atualmente, a média de cobertura de esgotamento sanitário nos municípios é de 30%, percentual que deve dobrar em cinco anos. A meta é universalizar o saneamento até 2033, garantindo que 90% da população atendida pela PPP tenha acesso a coleta e tratamento de esgoto, avançando para 95% até 2040.