SCidades inaugura Central Municipal de Reciclagem em Forquilha

14 de abril de 2023 - 14:48 # #

Na manhã desta sexta-feira (14), o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, inaugurou a Central Municipal de Reciclagem (CMR) de Forquilha.

As Centrais Municipais de Reciclagem (CMR) são estruturas de baixo custo operacional que oferecem à população serviço gratuito de recebimento e segregação de resíduos com potencial de reciclagem, tais como papel, plástico, vidro, metal e também óleo de cozinha usado, preparando-os para as indústrias recicladoras que realizarão o beneficiamento e reinserção desses produtos na cadeia produtiva. A meta é que haja uma diminuição progressiva do encaminhamento desses resíduos ao aterro sanitário, diminuindo os custos de transporte e aterramento desse material e aumentando a vida útil do aterro. Providenciando assim, uma destinação adequada aos resíduos com potencial de reciclagem e/ou reutilização, através do pré-beneficiamento e comercialização dos mesmos.

A CMR tem como objetivo primordial a melhora da qualidade ambiental da região e da qualidade de vida dos moradores dos municípios envolvidos através da destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos.

A unidade de Forquilha teve um investimento total de R$ 290.104,68 e faz parte do grupo de construção e implantação de 15 Centrais Municipais de Reciclagem na região do Vale do Acaraú, construídas através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú.

No total, o Governo do Ceará implantará 33 unidades em todo o Estado, investindo aproximadamente R$ 12 milhões, recursos provenientes do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).