SCidades assina ordens de serviço para abastecimento de água e esgoto para dezenas de municípios

3 de maio de 2023 - 17:03 # # # #

O Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, assinou nesta terça-feira, 02 de maio, ordem de serviço que autoriza a elaboração de projetos para os sistemas de abastecimento de água e esgoto para 45 municípios do estado do Ceará. A elaboração consiste no estudo e implantação de novos sistemas destinados a captar, tratar e distribuir, para mais de 50 localidades (de 43 municípios), água em quantidade e qualidade compatíveis com as necessidades da população. Bem como para melhoria dos sistemas de esgotamento sanitário rural de mais 4 localidades (de 4 municípios), a fim de envolver um conjunto de intervenções físicas para incremento do sistema existente, requeridos para atingir o Padrão Rural de Esgoto, e assim cumprir com a normatividade ambiental.

Os serviços, que terão um investimento de mais R$ 7 milhões, serão divididos em dois componentes: o Projeto de Água e o Projeto de Esgoto, detalhados da seguinte maneira:

Projeto de Água:

• A elaboração dos projetos e implantação de novos sistemas de abastecimento de água destinados a captar, tratar e distribuir água a uma comunidade, em quantidade e qualidade compatíveis com as necessidades da população;
• Projetos, ampliações e melhorias nos sistemas de água já filiados aos SISARs, através do aumento da extensão da rede, troca de tubulações, bombas e outras intervenções;
• Projetos e reabilitação de sistemas de abastecimento de água existentes para filiação ao SISAR através da adequação dos sistemas ao padrão de gestão dos SISARs (micromedição, macromedição, tratamento de água e outras ações).

Projeto de Esgoto:

• Implantação, reabilitação e /ou expansão de sistemas de esgotamento sanitário, individuais e coletivos, em localidades já filiadas ou com o propósito de filiar-se ao modelo de gestão SISAR, incluindo, entre outros, a elaboração de estudos e projetos, realização de medidas de mobilização social e educação sanitária.

“Nosso objetivo é levar água de qualidade aos cearenses, minimizando os problemas gerados pela escassez ou pelo consumo de água contaminada; e ampliar o sistema de esgotamento sanitário, melhorando também a qualidade de vida da nossa população”, frisa o secretário Zezinho Albuquerque.

O que é o Programa Águas do Sertão?

Programa Águas do Sertão (PAS) é um programa de saneamento básico para localidades rurais do Ceará que tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O Programa é financiado por recursos do Governo do Estado do Ceará, de crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e por recursos do Latin American Investment Facility (LAIF) da União Europeia. A implementação do Programa é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e do KfW.