SCidades recebe visita de Comissão Europeia para acompanhar andamento do Programa Águas do Sertão no Ceará

18 de maio de 2023 - 11:34 # # #

A Secretaria das Cidades, por meio da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão (UGP PAS), recebeu a visita de uma Comissão da União Europeia entre os dias 8 e 16 de maio com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento das ações do Programa Águas do Sertão no Ceará.

A visita, denominada ROM (Monitoramento Orientado a Resultados), é um exercício realizado a pedido da Comissão para fornecer uma avaliação das ações de desenvolvimento socioeconômico que possuem algum financiamento da União Europeia, que é o caso do Programa Águas do Sertão.

Durante a visita, foram realizadas diversas apresentações do Projeto, assim como de parceiros: CAGECE, Instituto SISAR e Projeto São José. A oportunidade também contou com um momento em campo, onde foram visitados às obras do sistema de abastecimento de água na comunidade de São José, no município de Palhano; e da comunidade de Capim Grosso, no município de Russas, além das visitas às sedes já concluídas do SISAR em Russas e do SISAR em Quixadá.

O Programa

O Programa Águas do Sertão (PAS) visa reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do estado do Ceará às secas e escassez de água, através da implantação dos sistemas de abastecimentos de água e esgotamento sanitário nas localidades rurais, bem como o fortalecimento do Modelo de Gestão SISAR.

Os investimentos

O PAS está sendo implementado com recursos oriundos de Contrapartida Estadual (12,5 milhões de euros), do crédito externo junto ao Banco Alemão de Desenvolvimento – KfW (50 milhões de euros) e com recursos do Latin American Investment Facility (LAIF), da União Europeia (6,67 milhões de euros), totalizando um recurso disponível para a implementação do Programa de 69,17 milhões de euros.