SCidades recebe a delegação oficial do Banco KfW para visitas de acompanhamento do Programa Águas do Sertão

12 de setembro de 2023 - 16:38 # # # #

A Secretaria das Cidades recebeu, no dia 12 de setembro, a delegação oficial do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, a fim de realizarem visitas de acompanhamento do Programa de Saneamento Básico para Comunidades Rurais do Estado do Ceará — Programa Águas do Sertão.

Estiveram na visita, representando o KfW: o Diretor Regional do KfW, Felix Klauda, a Diretora da Agência do KfW no Brasil, Saskia Berling, a Coordenadora de Projetos em Saneamento, Agatha Conde, o Coordenador Sênior de Projetos no KfW, Luciano Schweizer, e o membro do comitê de gestão do KfW, Christian Krämer. O coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão – UGP PAS, Negreiros Bastos, e os membros da equipe Cyntia Pereira, Rebeca Wilson Flávia Mendes, Jones Araujo, Saul Maia e Juliana Guimarães, também estiveram presentes.

Na ocasião, a delegação KfW, os membros da UGP, SISAR BBJ e GESAR visitaram o Sistema de Abastecimento de São José Palhano em pré operação, bem como a Sede do SISAR de Russas, construída através dos investimentos do Programa Ceará III, também do Banco KfW.

Além disso, a visita também favoreceu o estreitamento dos laços dessa parceria e conhecimento da alta diretoria do Banco com trabalho do Águas do Sertão e do Modelo de Gestão SISAR.

Saiba mais:

O Programa Águas do Sertão (PAS) visa reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do estado do Ceará às secas e escassez de água, através da implantação dos sistemas de abastecimentos de água e esgotamento sanitário nas localidades rurais, bem como o fortalecimento do Modelo de Gestão SISAR.

O PAS está sendo implementado com recursos oriundos de Contrapartida Estadual (12,5 milhões de euros), do crédito externo junto ao Banco Alemão de Desenvolvimento – KfW (50 milhões de euros) e com recursos do Latin American Investment Facility (LAIF), da União Europeia (6,67 milhões de euros), totalizando um recurso disponível para a implementação do Programa de 69,17 milhões de euros.