SCidades recebe a delegação oficial do Banco KfW para missão de acompanhamento do Programa Águas do Sertão

24 de novembro de 2023 - 16:57 # # # #

 

A Secretaria das Cidades recebeu, entre os dias 20 e 24 de novembro, a delegação oficial do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, a fim de realizar uma missão de acompanhamento do Programa de Saneamento Básico para Comunidades Rurais do Estado do Ceará — Programa Águas do Sertão. 

Durante o primeiro dia, houve uma programação voltada a apresentações e discussões relacionadas ao programa, iniciando com uma sessão de abertura, com a presença do Secretário Executivo de Saneamento, Marcos Cals, e do Coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão – UGP PAS, Negreiros Bastos, seguida da apresentação de um panorama geral de obras, projetos e trabalho social. Também houve momentos voltados à consultoria de apoio à UGP, além de discussões sobre projetos em elaboração e planejamento relacionados ao esgotamento sanitário em novas localidades. 

A missão deu continuidade, nos dias seguintes, com a visita da delegação, membros da UGP PAS e consultores SISAR e GESAR a diversas comunidades beneficiadas pelo programa e obras, como o Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia do Curu e Litoral (SISAR BCL) e Itapipoca, e a obra do SAA de Capim Grosso, no município de Russas. 

Além disso, ocorreram reuniões de alinhamento, a fim de planejar ações futuras. “Durante esses dias, pudemos ver o andamento do programa e repactuar algumas metas, conforme a avaliação do que já foi realizado. O banco KfW conseguiu ver o trabalho intenso realizado pela SCidades internamente, então os resultados da missão foram bastante satisfatórios”, afirma o Coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão – UGP PAS, Negreiros Bastos. 

Saiba mais:

O Programa Águas do Sertão (PAS) visa reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do estado do Ceará às secas e escassez de água, através da implantação dos sistemas de abastecimentos de água e esgotamento sanitário nas localidades rurais, bem como o fortalecimento do Modelo de Gestão SISAR.

O PAS está sendo implementado com recursos oriundos de Contrapartida Estadual (12,5 milhões de euros), do crédito externo junto ao Banco Alemão de Desenvolvimento – KfW (50 milhões de euros) e com recursos do Latin American Investment Facility (LAIF), da União Europeia (6,67 milhões de euros), totalizando um recurso disponível para a implementação do Programa de 69,17 milhões de euros.