SCidades recebe prefeitos de municípios que serão beneficiados pelo Programa Águas do Sertão

26 de fevereiro de 2024 - 10:57 # # #

A Secretaria das Cidades promoveu, na tarde da última segunda-feira (19), uma reunião entre a Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão — UGP PAS, e representantes de cerca de 54 municípios que serão beneficiados pelo Programa, para tratar de pendências fundiárias para continuidade dos projetos e, consequentemente, implantação de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA´s) em localidades rurais do estado do Ceará.

O Secretário executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Weber Araújo, abriu a reunião dando as boas-vindas aos representantes dos municípios e falou sobre a importância do Programa Águas do Sertão na universalização da água para as localidades rurais. “É preciso que cada prefeito, cada secretário, agilize a documentação necessária para que os projetos saiam do papel, pois é preciso a disponibilidade de terrenos para a instalação dos sistemas de abastecimento, equipamento tão importante para levar água de qualidade aos municípios”, afirmou o Secretário.

Em seguida, o coordenador do Águas do Sertão, Negreiros Bastos, fez uma breve explanação sobre a situação atual do Programa e reiterou a importância da mobilização dos prefeitos para que os projetos avancem em cada município que será contemplado. “A gente precisa ter a documentação regularizada dos terrenos, precisa ter essa segurança jurídica para implantação dos sistemas e, assim, levar água para a população rural”, ressaltou.

Os prefeitos e representantes dos municípios presentes na reunião receberam, ainda, um atendimento individualizado da equipe da Scidades, Cagece e empresas contratadas e puderam sanar dúvidas e conhecer pendências do seu município para que os projetos possam seguir.

O Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, encerrou a reunião reforçando a disponibilidade da Secretaria das Cidades para auxílio técnico na resolução das pendências para que o Programa Águas do Sertão entregue a cada município beneficiado água de qualidade. “A gente quer, o mais rápido possível, assinar as ordens de serviço para o início das obras, por isso a secretaria está sempre de portas abertas para receber as pendências dos municípios e buscar as soluções para que o Programa aconteça de forma efetiva e exitosa”, afirmou o Secretário das Cidades.

Programa Águas do Sertão

O Águas do Sertão é um programa de saneamento básico para localidades rurais do Ceará que tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O Programa é financiado por recursos do Governo do Estado do Ceará, de crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e por recursos do Latin American InvestmentFacility (LAIF) da União Europeia. A implementação do Programa é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e do KfW.