Programa Águas do Sertão, da Secretaria das Cidades, promove o I Seminário de Gestão do Programa
6 de setembro de 2024 - 15:19 #Governo do Ceará #Programa Águas do Sertão #Secretaria das Cidades #UGP PAS
A Secretaria das Cidades, por meio da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão (UGP PAS), realizou o I Seminário de Gestão do Programa, que aconteceu nos dias 04 e 05 de setembro, no auditório da Secretaria de Infraestrutura, no Centro Administrativo do Governo do Estado do Ceará.
A palestra de abertura foi ministrada pela Orientadora da Célula de Água e Esgoto Rurais da Coordenadoria de Saneamento (COSAN) da SCidades, Rebeca Wilson, que apresentou um panorama geral das políticas públicas do Estado voltadas para o abastecimento de água e de esgotamento sanitário das áreas rurais.
Na sequência, dois importantes temas foram abordados: o Plano de Segurança da Água em comunidades rurais, apresentado pela Técnica em Assuntos Educacionais da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), Daniela Queiroz Carneiro, e a construção do Pacto pelo Saneamento Básico, trazido por Rosana Garjulli, coordenadora técnica do projeto.
Ainda no primeiro dia de evento, o coordenador da UGP PAS, Negreiros Bastos, trouxe uma atualização geral do Programa Águas do Sertão e a gerente de saneamento rural da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Otaciana Ribeiro, apresentou as ações realizadas o órgão a favor do saneamento rural do estado.
Já no segundo dia, a programação contou com uma explanação sobre os avanços do componente de Esgotamento Sanitário do Programa Águas do Sertão e uma atualização sobre as ações do Projeto São José, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, apresentadas pelo gerente de saneamento rural, Jânio Menezes.
O diretor-presidente do Instituto SISAR, Marcondes Ribeiro, apresentou os avanços das intervenções das pequenas melhorias em Sistemas de Abastecimento de Água realizadas por meio de investimentos oriundos do Acordo de Empréstimo entre a Secretaria das Cidades, por meio do Programa Águas do Sertão, e o Banco de Desenvolvimento Alemão KfW.
As consultorias que apoiam a implementação do Programa Águas do Sertão e o fortalecimento do modelo de Gestão SISAR, apresentaram os avanços de seus trabalhos. Para Negreiros Bastos, esse tipo de evento é muito importante para fortalecer a temática do saneamento rural. “Nós sabemos que quando se trata de saneamento rural é muito difícil uma legislação que ampare, por isso é importante a gente se fortalecer através desses debates e que eles possam ocorrer de forma mais rotineira, porque se a gente não estiver juntos, as resoluções dos problemas se tornam ainda mais difíceis”, afirma o coordenador da UGP PAS.
Estiveram presentes os principais atores e especialistas da área de saneamento rural do estado, incluindo representantes dos oito SISARs, da Cagece, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e da Coordenadoria de Saneamento da Secretaria das Cidades, além da presença da equipe do Programa Águas do Sertão.