SCidades participa de missão em Angola, a fim de avançar com práticas inovadoras em saneamento e gestão de resíduos
13 de dezembro de 2024 - 11:44 #Missão Angola #resíduos sólidos #Saneamento #Secretaria das Cidades
Fotos: (UNICEF/Angola/2024/E.Thomas)
Entre os dias 25 e 30 de novembro, a Secretaria das Cidades, representada pela gerente de monitoramento e controle da UGP II, Vanessa Lima, participou de mais uma missão de monitoramento do projeto de Cooperação Sul Sul, a fim de promover a resiliência urbana em áreas informais de Luanda, no município de Viana, em Angola.
Financiada pelo Fundo IBAS, a iniciativa busca compartilhar práticas inovadoras de saneamento e gestão de resíduos sólidos, com foco no empreendedorismo local e no fortalecimento comunitário.
Juntamente com representantes da Agência Brasileira de Cooperação, da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), do UNICEF, do Itamaraty e da Cagece, a representante da Secretaria das Cidades, Vanessa Lima, participou de visitas a campo e da III Reunião Anual do Comitê Gestor, onde foi aprovado o plano de trabalho para 2025.
Sobre o Projeto de Cooperação Sul Sul
Com início em 2022, o projeto promove tecnologias acessíveis para saneamento básico e reforça a resiliência da comunidade de Mulenvos frente a desafios ambientais e mudanças climáticas. Além disso, busca reduzir a mortalidade infantil e fortalecer capacidades locais, unindo esforços de Angola, do Brasil e do UNICEF por um futuro mais sustentável.
A expectativa é que as missões realizadas continuem destacando a importância do engajamento comunitário para a aceitação e sustentabilidade do projeto, que já traz esperança para a comunidade local.