Governo do Estado e SCidades entregam certificados do Programa Entrada Moradia à famílias beneficiadas
17 de dezembro de 2024 - 15:42 #Entrada Moradia Ceará #Governo do Ceará #Habitação #Secretaria das Cidades
O Governo do Estado do Ceará e a Secretaria das Cidades entregaram, na manhã desta terça-feira (17), os certificados de subsídio do Programa Entrada Moradia para 5 famílias que irão morar em empreendimentos contemplados pelo Programa. Durante a solenidade, as famílias beneficiadas receberam os certificados que asseguram o depósito de R$ 20 mil para arcar com o valor inicial de aquisição do imóvel próprio das faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa Minha Vida.
O evento, realizado no edifício-sede da Caixa Econômica Federal, no Centro de Fortaleza, contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário-executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Secretaria das Cidades, Weber Araújo, além do superintendente de rede da Caixa Econômica Federal em Fortaleza, João Ademar Bastos, e do Presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias.
Em apenas seis meses desde o lançamento do Entrada Moradia Ceará, já foram assinados 2 mil contratos junto à Caixa Econômica Federal, chegando a 3.548 certificados emitidos. Ao todo, mais de 8.970 unidades habitacionais estão disponíveis para serem adquiridas por meio do programa.
Para o secretário-executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Secretaria das Cidades, Weber Araújo, o Entrada Moradia é um dos programas mais importantes do Ceará. “Porque beneficia diretamente as famílias cearenses que tinham o sonho e que agora podem comprar a casa própria. É oferecer qualidade de vida às famílias”, afirma o secretário.
Atualmente, existem 96 empreendimentos habitacionais aprovados e com unidades habitacionais disponíveis para participação no Entrada Moradia Ceará. São 5 no município de Aquiraz; 10 em Caucaia; 5 em Eusébio; 52 em Fortaleza; 8 em Itaitinga; 4 em Juazeiro do Norte; 7 em Maracanaú; 4 em São Gonçalo do Amarante e uma em Pacatuba.
Mais sobre o Entrada Moradia Ceará
A iniciativa se propõe a disponibilizar subsídios financeiros no valor de R$20.000,00, vindos do Governo do Estado do Ceará e com o imóvel financiado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, reduzindo, assim, o déficit habitacional no estado e garantindo o direito à moradia digna para todos os cearenses.
Com isso, o valor total de entrada é reduzido ou, até mesmo, zerado, tornando possível e acessível para mais famílias a compra do seu primeiro imóvel. Além disso, as construtoras deverão liberar as custas com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o registro do imóvel.
Todos os empreendimentos listados no Programa estarão cadastrados na Caixa Econômica Federal, que fará a avaliação técnica e financeira, garantindo a segurança jurídica e financeira do cidadão que deseja comprar um imóvel com o benefício dado pelo Governo do Estado do Ceará.
Após a aprovação da Caixa Econômica Federal, a Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Habitação de Interesse Social – CDHIS, realizará o cadastro dos cidadãos interessados em participar do Programa, a fim de que o cidadão tenha os seus dados validados e o pedido possa começar a ser analisado.
Os interessados devem acessar o site do Entrada Moradia Ceará (https://www.entradamoradia.ce.gov.br) para visitar os empreendimentos credenciados.