Programa Águas do Sertão, da SCidades, realiza última Avaliação Trimestral de Resultados de 2024

20 de dezembro de 2024 - 11:11 # # #

A equipe da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão (UGP PAS) realizou, nos dias 17 e 18, no auditório do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), a última Avaliação Trimestral de Resultados do ano de 2024.

Na terça-feira (17), o coordenador do programa, Negreiros Bastos, apresentou um panorama geral dos resultados alcançados em 2024, além de destacar os objetivos e metas planejados para 2025.

Durante o encontro, a equipe participou de duas capacitações, sendo uma voltada para a temática socioambiental e outra destinada à reciclagem técnica na área de engenharia, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a melhoria das competências da equipe social do programa nos temas abordados.

Já na quarta-feira (18), a Gerência de Obras do programa apresentou o status dos projetos executivos pré-obras nos municípios habilitados a receberem sistemas de abastecimento de água, além de relatar a situação dos municípios que já estão na fase de execução das obras.

As equipes sociais do PAS também expuseram os avanços de suas atividades junto às comunidades rurais e aos municípios beneficiados pelo programa. Essas ações visam a implantação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida nas áreas atendidas.

Sobre o Programa Águas do Sertão

O Águas do Sertão é um programa de saneamento básico para localidades rurais do Ceará que tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O Programa é financiado por recursos do Governo do Estado do Ceará, de crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e por recursos do Latin American InvestmentFacility (LAIF) da União Europeia. A implementação do Programa é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e do KfW.