SCidades realiza o primeiro Seminário Preparatório para as Conferências das Cidades, em Baturité

28 de março de 2025 - 16:10 # # #

Nesta quinta-feira (27), aconteceu o primeiro Seminário Preparatório para as Conferências das Cidades, na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 8), no município de Baturité. O objetivo desse primeiro encontro foi preparar os municípios da região do Maciço para realizarem as suas etapas municipais da Conferência das Cidades.

As Conferências Municipais do Estado devem ser realizadas até o dia 30 de junho, e para que cada município possa se preparar para realizar a sua, a Secretaria das Cidades promoverá mais cinco seminários preparatórios em regiões estratégicas, a fim de transmitir as orientações necessárias para a realização dessa etapa.

Previstas no Estatuto da Cidade, as Conferências das Cidades são momentos importantes de participação popular, onde a sociedade civil, juntamente do poder público, realizam discussões sobre temas relevantes para a política urbana. Na conferência, serão discutidas e avaliadas propostas, visando a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis.

O evento contou com a participação dos Secretários titular, Zezinho Albuquerque, e do secretário Executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Thiago Câmpelo, da Secretaria das Cidades, representantes da Comissão Organizadora da 6ª Conferência das Cidades, além de prefeitos e gestores municipais, como Cláudio Saraiva do município de Capistrano, Lucas Arruda do município de Mulungu, Selma Bezerra, Vice Prefeita de Aracoiaba. Também estiveram presentes a Coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo Fortaleza/UFC, Clélia Lustosa, e a Associação dos Municípios do Maciço de Baturité – AMAB.

Os seminários preparatórios também acontecerão nos municípios de Limoeiro do Norte, Sobral, Crateús, Quixeramobim e Juazeiro do Norte, nas seguintes datas:

Limoeiro do Norte – 03/04
Quixeramobim – 24/04
Juazeiro do Norte – 30/04
Crateús – 08/05
Sobral – 14/05

O evento em Limoeiro do Norte acontecerá na R. Cônego Bessa, 2381 (Centro), de 9h30 às 12h. Os municípios de toda aquela região (Alto Santo, Aracati, Ererê, Ibicuitinga, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribe, Jaguaruana, Morada Nova, Nova Jaguaribara, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte) estão sendo convocados pela equipe técnica responsável dos Seminários.