Encerramento dos lixões no Ceará vem avançando com o apoio da Secretaria das Cidades
11 de abril de 2025 - 14:51 #Governo do Ceará #resíduos sólidos #Secretaria das Cidades
O Ceará segue empenhado na missão de promover a destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos, em um esforço contínuo pelo desenvolvimento sustentável e pela conservação ambiental. Apesar dos desafios enfrentados em 2024, o Estado avança com ações concretas, com o apoio da Secretaria das Cidades, que tem desempenhado um papel fundamental no processo de encerramento dos lixões e na ampliação da infraestrutura de destinação de resíduos.
Uma das maneiras de acompanhar esse processo é através do monitoramento do percentual de municípios com destinação final adequada de resíduos sólidos urbanos, indicador temático de Meio Ambiente do eixo O Ceará que Preserva, Convive e Zela pelo Território referente ao Plano Plurianual 2024-2027. Esse indicador é medido anualmente pela SCidades e, recentemente, o levantamento sobre a situação de 2024 foi concluído.
O percentual de municípios com destinação final adequada de resíduos no Ceará foi de 18,48% em 2024. Apesar das dificuldades, uma população de 3.754.417 pessoas é atendida com a disposição adequada de resíduos, o que representa 43% da população do Estado.
O destaque positivo foi a região do Sertão de Sobral, onde todos os seus 19 integrantes possuem contratos ativos para a disposição final adequada dos rejeitos coletados pela administração municipal. Este resultado é fruto direto da atuação da Secretaria das Cidades, por meio da Unidade de Gerenciamento de Projetos II (UGP II), que viabilizou a implantação da Central de Tratamento de Resíduos Regional Norte, localizada em Sobral. O equipamento, atualmente cedido para operação do Consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, tem sido essencial para a melhoria do indicador ambiental na região.
Ao todo, seis aterros sanitários, com licença de operação vigente em dezembro de 2024, atendem a 34 municípios cearenses. Estes incluem unidades em Caucaia, Senador Pompeu, Salitre, Sobral, Juazeiro do Norte e Porteiras.
A meta para os próximos anos é ambiciosa, com previsão de alcançar 65,76% de cobertura até 2027. O caminho para um Ceará mais limpo e sustentável exige esforço conjunto, e a Secretaria das Cidades continuará a ser uma aliada estratégica dos municípios cearenses.
Municípios com contratos de disposição final de resíduos em 2024
Acopiara, Alcântaras, Araripe, Barbalha, Cariré, Caucaia, Cedro, Crato, Caririaçu, Coreaú, Fortaleza, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Jucás, Madalena, Mombaça, Massapê, Moraújo, Meruoca, Mucambo, Pires Ferreira, Piquet Carneiro, Porteiras, Reriutaba, Pacujá, Salitre, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Santana do Acaraú, Uruoca, Varjota.
Artigo sobre o levantamento dos lixões existentes no Ceará.
Atlas dos Recursos Hídricos do Ceará com banco de dados sobre os lixões existentes no estado.