Programa Águas do Sertão participa de ação socioambiental no município de Pindoretama

11 de abril de 2025 - 10:30 # # #

Na última quinta-feira (03), o Programa Águas do Sertão, da Secretaria das Cidades, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma ação socioambiental com alunos da EMEB Pedro Ricardo da Silva, em Pindoretama. O evento teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

Como ato concreto, os alunos participaram de uma coleta coletiva de resíduos sólidos nas margens do Açude Malcozinhado, local onde será captada a água para abastecer as comunidades rurais que serão beneficiadas pela implantação do sistema de abastecimento de água, por meio do Programa Águas do Sertão.

Após a coleta de resíduos, os participantes foram convidados a participar de um momento de plantio de duas mudas de árvores nas imediações do açude. A atividade foi conduzida pelo coordenador de Meio Ambiente de Pindoretama, Márcio MJ, e pelo engenheiro ambiental, Tiago Rebouças. O plantio das mudas faz parte da Campanha “Festa Anual das Árvores”, promovida pelo Governo do Estado do Ceará, que busca conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

Ações como essa são essenciais para sensibilizar as novas gerações sobre a necessidade de cuidar dos recursos naturais e contribuir para a preservação do meio ambiente, refletindo o compromisso do Governo do Estado do Ceará com a qualidade de vida das comunidades atendidas pelo programa.

Sobre o Programa Águas do Sertão

O Águas do Sertão é um programa de saneamento básico para localidades rurais do Ceará que tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O Programa é financiado por recursos do Governo do Estado do Ceará, de crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e por recursos do Latin American InvestmentFacility (LAIF) da União Europeia. A implementação do Programa é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e do KfW.