Programa Águas do Sertão realiza 14 ações sociais em comunidades rurais do Ceará no 1º semestre de 2025

8 de julho de 2025 - 16:08 # # #

A Secretaria das Cidades, por meio do Programa Águas do Sertão (PAS), realizou 14 ações sociais em comunidades rurais de diversas regiões do Estado durante o primeiro semestre de 2025. As atividades fazem parte da estratégia de mobilização social e fortalecimento do modelo de gestão adotado pelo programa, que leva acesso à água tratada e esgotamento sanitário de qualidade a milhares de famílias cearenses que vivem nas áreas rurais.

As ações, conduzidas pelas equipes sociais do PAS, tiveram como foco o diálogo direto com a população, a promoção da conscientização ambiental, a valorização do associativismo comunitário e a atualização sobre os avanços do programa em cada município visitado.

Cerca de 800 pessoas participaram de palestras, rodas de conversa, oficinas e visitas técnicas a sistemas de abastecimento, como Estações de Tratamento de Água (ETAs) e mananciais. Os temas abordaram desde a importância do tratamento da água para a saúde pública até o uso consciente dos recursos hídricos; e o papel fundamental das associações comunitárias na gestão sustentável dos sistemas, com base no modelo de gestão SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural).

Além de informar e sensibilizar, as ações visaram preparar as comunidades para a futura operação dos sistemas de abastecimento de água, promovendo o engajamento local e fortalecendo a gestão participativa.

As atividades realizadas neste primeiro semestre reafirmam o compromisso do Governo do Ceará com o desenvolvimento sustentável e a promoção de políticas públicas de saneamento rural que garantam mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população que vive nas áreas rurais do Estado.

Programa Águas do Sertão

O Programa Águas do Sertão é parte estratégica da política de saneamento básico do Governo do Ceará para localidades rurais. Ele busca reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de fortalecer o modelo de gestão SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural.

O Programa é financiado por recursos do Governo do Estado do Ceará, de crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e por recursos do Latin American Investment Facility (LAIF) da União Europeia. A implementação do Programa é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e do KfW.