Caravana das Periferias, do Ministério das Cidades, visita Escola de Tempo Integral Miguel Arraes
10 de julho de 2025 - 16:44 #Governo do Estado do Ceará #Projeto Maranguapinho #Residencial Miguel Arraes #Secretaria das Cidades
A Caravana das Periferias, do Ministério das Cidades, do Governo Federal, passa por Fortaleza nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), a fim de dar continuidade às ações do programa Periferia Viva, da Secretaria Nacional de Periferias, visitando equipamentos e anunciando investimentos do Governo Federal para às periferias do município.
Dentro desta programação, a Caravana visitou, juntamente do Secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, da equipe técnica dos Ministérios das Cidades, dos Direitos Humanos, das Comunicações; e da equipe técnica da Coordenadoria de Revitalização de Áreas Degradadas e Drenagem da Região Metropolitana de Fortaleza (COREV) da SCidades, as obras da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral, localizada ao lado do Residencial Miguel Arraes, no bairro Siqueira, onde residem as famílias remanejadas e atendidas pelo Projeto Maranguapinho.
A Escola é um dos equipamentos idealizados para melhorar a qualidade de vida da população atendida pelo Projeto Maranguapinho, do governo estadual do Ceará, através da SCidades, que tem como objetivo a recuperação sócio-ambiental do Rio Maranguapinho, bem como melhorar as condições das famílias que residem na faixa de alagamento em situação de risco e nas áreas adjacentes ao rio.
Uma das metas do Projeto é o reassentamento (habitação) e a construção de equipamentos sociais, a fim de ofertar infraestrutura para as famílias beneficiadas. Nos últimos anos, foram entregues 4 equipamentos sociais na área do Residencial Miguel Arraes: Centro de Educação Infantil – CEI, Unidade Básica de Saúde – UBS, Escola de Ensino Fundamental – EEF e Quadra Polivalente, além da realização de Trabalho Técnico Social (TTS) junto à população. O quarto equipamento, a escola de Ensino médio, visitada pela Caravana, está com 90% de sua obra concluída.
Com um investimento de mais de R$ 9 milhões do Governo Federal, a escola com capacidade para atender 550 alunos, contará com 12 salas de aula, 14 banheiros, 4 laboratórios, 1 auditório com 123 lugares, 1 refeitório com 180 lugares, 1 quadra e 1 biblioteca, tendo 5.394,78 m² de área total.
Saiba mais sobre o Projeto Maranguapinho
Com um investimento superior a R$ 500 milhões, o projeto Maranguapinho é considerado a maior obra de intervenção urbana prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para o Estado do Ceará. Dividido em quatro grandes ações (barragem de controle de cheias, dragagem, habitação e urbanização), o projeto deve beneficiar cerca de 30 mil famílias. O projeto deve eliminar 25 áreas de risco, recuperando e preservando quase 41 km das margens do rio.