Programa Águas do Sertão, da SCidades, participa de reunião de Revisão de Carteira de Projetos com o Banco KfW e o Governo Federal
16 de julho de 2025 - 11:49 #Governo do Ceará #Programa Águas do Sertão #Secretaria das Cidades
Na terça-feira (15), o coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão (UGP PAS), Negreiros Bastos, participou da reunião de Revisão de Carteira de Projetos do Banco Alemão KfW — instituição financiadora do programa — com a equipe da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid), vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
O encontro teve como objetivo apresentar o andamento e a execução de diversos projetos financiados pelo banco, após aprovação pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).
Durante a reunião, Negreiros Bastos apresentou os avanços físicos e financeiros do programa, o status e o planejamento das principais aquisições, bem como as projeções financeiras. Também foram detalhadas as execuções dos recursos de contrapartida, conforme previsto no acordo de empréstimo firmado entre o KfW e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades.
A revisão de carteira representa uma oportunidade para discutir os progressos e desafios de cada projeto, alinhar os próximos passos e definir estratégias de acompanhamento da implementação. Além disso, promove a aproximação e o intercâmbio de conhecimento entre as equipes do Banco KfW, dos mutuários e do Governo Federal.
Sobre o Banco KfW
O KfW é um dos principais bancos de fomento do mundo. Desde 1948, atua em nome da República Federal da Alemanha e dos estados federais, com o propósito de melhorar as condições econômicas, sociais e ambientais globalmente. Como instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável, apoia pessoas, países e organizações com foco no futuro, contribuindo para o progresso da sociedade.
Sobre a Seaid/MPO
A Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid) exerce a função de Secretaria Executiva da Comissão de Financiamento Externo. Desde 2023, a Seaid tem adotado iniciativas para ampliar a transparência e a previsibilidade na gestão da política pública de financiamento externo. Atua, ainda, em parceria com mutuários e bancos de desenvolvimento para potencializar os impactos gerados pelos projetos.