Programa Papel da Casa: Governo do Ceará entrega 620 escrituras, em Maracanaú
23 de julho de 2025 - 11:49 #Governo do Ceará #Habitação #Papel da Casa #Secretaria das Cidades
Nesta terça-feira (22), a Secretaria das Cidades esteve presente na entrega dos Títulos de Regularização Fundiária de mais de 600 famílias do município de Maracanaú, referentes aos imóveis construídos pela Companhia de Habitação do Ceará (Cohab), através do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
O Secretário Executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Thiago Câmpelo, esteve no evento, comandado pelo governador Elmano de Freitas, onde foram entregues 620 títulos de propriedade da casa, sendo 343 registros para moradores do Conjunto Timbó, 239 para residentes do Conjunto Jereissati, 26 para moradores do Conjunto Acaracuzinho, e 12 para moradores do Conjunto Industrial.
A Coordenadoria de Regularização Fundiária da Secretaria das Cidades (COREF), foi responsável, em parceria com a Cohab, de realizar a atualização cadastral dos imóveis entregues pelo Governo do Ceará, a fim de que a população beneficiada tivesse os seus dados validados e, assim, recebessem as suas escrituras com segurança jurídica.
Desde 2023, já foram entregues 4.714 títulos de regularização fundiária através do programa Papel da Casa, e tem mais 1.148 prontos para serem entregues, totalizando 5.862 famílias com seus títulos de moradia. “Esse é mais um passo importante na construção de um Ceará mais justo, com moradia digna e direitos garantidos para todos”, afirmou o Secretário Executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Thiago Câmpelo.
Programa Papel da Casa
Desde 2022, está em curso a iniciativa estratégica de regularização fundiária urbana conduzida pela Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Regularização Fundiária (COREF), em parceria com o Instituto Agropolos do Ceará. O projeto tem como meta a atualização cadastral de 11.479 imóveis, distribuídos em 38 conjuntos habitacionais nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia.
A Secretaria das Cidades, por meio de sua equipe técnica qualificada, realiza o acompanhamento in loco das atividades, promovendo visitas técnicas aos conjuntos habitacionais com o objetivo de validar os procedimentos, acompanhar a dinâmica comunitária e assegurar que as informações colhidas reflitam a realidade dos mutuários.