SCidades assina contrato para início da segunda etapa de urbanização na Comunidade do Dendê

1 de agosto de 2025 - 11:57 # # #

O Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, assinou, nesta quinta-feira (31), o contrato com a Caixa Econômica Federal para viabilizar a segunda etapa da urbanização da Comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. 

O investimento total é de R$ 35,1 milhões, com recursos do FGTS e contrapartida do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, beneficiando cerca de 10 mil moradores com abertura de novas vias, pavimentação de ruas e calçadas, ampliação do saneamento básico e melhoria no acesso a serviços públicos. 

O secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, comemorou a conquista, afirmando que foi dado um passo importante para o andamento do Projeto. “Essa assinatura representa um passo importante para transformar a realidade da Comunidade do Dendê com mais infraestrutura e inclusão social.”

Projeto Dendê

O Projeto Dendê tem como área de intervenção a Comunidade do Dendê, situada ao lado da UNIFOR no Bairro Edson Queiroz, no município de Fortaleza, com área de abrangência de 37,59ha.

Concebido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, o Projeto teve seu início efetivo no ano de 2015, quando foi iniciada a obra do Residencial do Dendê.

Seus objetivos gerais são:
– Inclusão social de famílias que habitam áreas subnormais, ou seja, na área de APP do Mangue do Cocó, em moradias improvisadas e com precárias condições de habitabilidade, integrando-as de forma consolidada e harmônica ao contexto urbanístico e social da cidade, através do seu reassentamento em local adequado e dotado de infra-estrutura;
– Desocupação da faixa de Proteção do Mangue do Cocó, na área de intervenção do Projeto, de forma a garantir sua preservação e a manutenção da flora e fauna nativos;
– Urbanização de áreas degradadas com a implantação de infraestrutura e abertura de ruas de forma a possibilitar a circulação de veículos e serviços urbanos nas áreas já consolidadas.