Reunindo mais de 150 municípios, 6ª Conferência Estadual das Cidades marca importante momento para a política urbana cearense

22 de agosto de 2025 - 16:03 # # #

 

A Secretaria das Cidades realizou, nos dias 20 e 21 de agosto, a 6ª Conferência Estadual das Cidades. Após 12 anos, o evento marcou um importante momento na discussão sobre temas relevantes para a política urbana cearense, reunindo mais de 150 municípios, com cerca de 700 representantes da sociedade civil e do poder público. 

A fim de assegurar a participação social na definição dos rumos das cidades cearenses, o evento trouxe debates sobre temas como mobilidade, habitação, saneamento, governança interfederativa, gestão democrática e controle social, violências nos territórios e transformações digitais, bem como emergências climáticas.

A solenidade de abertura contou com a participação de diversas autoridades locais e de representantes do Conselho das Cidades. Durante o momento, o Secretário das Cidades e Presidente do Conselho Estadual das Cidades, Zezinho Albuquerque, reforçou a importância do evento para o desenvolvimento coletivo dos municípios. “O poder público e a sociedade civil podem sim mudar e melhorar cada vez mais o Ceará. Melhoramos ouvindo as pessoas, para que elas possam contribuir da melhor maneira possível”, declarou o Secretário.

A programação do primeiro dia também contou com a palestra “Os avanços e desafios da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU)”, com o professor e pesquisador da INCT Observatório das Metrópoles, Orlando Alves dos Santos Junior, a arquiteta e pesquisadora, Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas, e a arquiteta e coordenadora geral do programa Maracanaú Desenvolvimento, Marília Gouveia. A palestra foi um importante momento para fomentar os grupos de trabalho, que, logo em seguida, debateram as propostas ao Texto Base Nacional divididos por temas. 

Durante o segundo dia do evento, foram apresentadas e homologadas as propostas eleitas pelos grupos de trabalho, além de terem sido realizadas as eleições dos Delegados e entidades do Conselho Estadual da Cidades.  

A 6ª Conferência Estadual das Cidades marcou um momento de mobilização, em nível estadual, de conscientização coletiva sobre ações urgentes e emergentes para o desenvolvimento de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis.