SCidades realiza visitas técnicas do Plano Estadual de Água e Esgotamento Sanitário do Ceará
26 de agosto de 2025 - 11:01 #esgotamento sanitário #Governo do Ceará #Secretaria das Cidades
A equipe técnica da Secretaria das Cidades, em parceria com a COBRAPE, empresa responsável pela elaboração do Plano Estadual de Água e Esgotamento Sanitário do Ceará, está realizando visitas técnicas nas áreas urbanas e rurais dos municípios do Ceará. O objetivo principal dessas atividades de campo é a coleta de dados primários, visando obter um panorama geral dos serviços de Abastecimento de Água (SAA) e Esgotamento Sanitário (SES) nas localidades visitadas.
Na oportunidade, estão sendo visitados os Sistemas de Abastecimento e Esgotamento Sanitário que suprem os municípios, bem como, secretarias e prefeituras municipais, além de Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
As informações coletadas são de caráter qualitativo e buscam complementar os dados existentes em outros bancos e fontes oficiais. A seleção dos 93 municípios a serem visitados no estado foi criteriosa, levando em conta fatores como porte populacional, natureza do prestador de serviços na área urbana, atuação do SISAR, envio de informações ao Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico SINISA, situação da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), seu ano de publicação e eixos abrangentes. Além disso, foi considerado o percentual de domicílios com diferentes formas de abastecimento e esgotamento sanitário, conforme dados do Censo Demográfico de 2022.
As visitas técnicas se estendem até o fim de agosto de 2025, abrangem diversos municípios, incluindo Ipaporana, Nova Russas, Pires Ferreira, Guaraciaba do Norte, Viçosa do Ceará, Morrinhos, Santana do Acaráu, Sobral, Itatira, Morada Nova, Itapiúna, Ibaretama, Maracanaú, Caucaia, Pacajus e Fortaleza. Essas ações de campo são fundamentais para a consolidação do Plano Estadual, garantindo que ele seja embasado em dados reais e reflita as necessidades específicas de cada região do Ceará.