Meu Maranguapinho em Ação: evento promove manhã de ações para moradores do entorno do Rio Maranguapinho

28 de outubro de 2025 - 16:24 # # #

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, e a Regional V, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, promoveram, no último sábado (25), uma ação socioambiental e de conscientização voltada às famílias que vivem nas áreas adjacentes ao rio Maranguapinho.

Com o tema “Meu Maranguapinho em Ação”, o evento teve como objetivo convidar a comunidade a participar de uma manhã de mobilização, cidadania e cuidado com o meio ambiente. 

A programação contou com uma caminhada ecológica, atividades físicas e recreativas, atendimentos de saúde, emissão de documentos, apresentações culturais, mobilidade urbana e doação de mudas.

O secretário executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Secretaria das Cidades, Thiago Câmpelo, esteve presente no evento e parabenizou a iniciativa como um importante ato para conscientização da preservação da área. “O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, fez um excelente trabalho de requalificação do Rio Maranguapinho. Por isso, estamos aqui hoje para lembrar a população de que não basta requalificar, precisamos continuar cuidando e preservando esse rio que é tão importante para a cidade de Fortaleza”, declarou o secretário. 

A iniciativa buscou conscientizar sobre a importância de preservar o rio, essencial para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das famílias daquela região.

Sobre o Projeto Maranguapinho 

O Projeto Maranguapinho, concebido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com o Governo Federal, tem como objetivo a recuperação sócio-ambiental do Rio Maranguapinho e melhorar as condições de vida das famílias que atualmente residem na faixa de alagamento em situação de risco, e nas áreas adjacentes ao rio, atuando nos municípios de Maranguape, Maracanaú, Fortaleza e Caucaia.

Com um investimento superior a R$ 500 milhões, o projeto Maranguapinho é considerado a maior obra de intervenção urbana prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para o Estado do Ceará. Dividido em quatro grandes ações (barragem de controle de cheias, dragagem, habitação e urbanização), o projeto deve beneficiar cerca de 30 mil famílias.