Ceará e Suécia abrem diálogo sobre economia circular e emergência climática no primeiro dia de evento internacional
30 de outubro de 2025 - 11:00 #Economia Circular #Governo do Ceará #resíduos sólidos #Secretaria das Cidades
O primeiro dia do Encontro Internacional Ceará–Suécia sobre Economia Circular e Resíduos Sólidos, nesta quarta-feira (29), foi marcado por reflexões profundas e inspiradoras sobre os caminhos de uma gestão sustentável frente à emergência climática. Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SwEPA), o evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em um espaço de troca de experiências do global ao local.
O encontro foi sediado na Companhia de Gás do Ceará e a mesa de abertura teve participação da embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen; da secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire; do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; do presidente da Cagece, Neuri Freitas; do presidente da Companhia de Gás do Ceará, Miguel Nery; e do secretário municipal da Conservação e Serviços Públicos, Francisco José de Abreu.
Na oportunidade, o Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, destacou a importância da cooperação internacional sueca, e ressaltou a relevância das instituições cearenses apoiadoras para a construção de políticas voltadas ao avanço das discussões sobre o tema. “O Ceará tem avançado cada vez mais na gestão de resíduos sólidos e estamos vendo isso concretamente com a redução do número de lixões, com o auxílio aos catadores e, claro, com as inaugurações das Centrais Municipais de Reciclagem, que têm chegado à diversos municípios do nosso estado”, destacou o secretário.
Já a embaixadora Karin Wallensteen, ressaltou o avanço da colaboração entre Brasil e Suécia no campo da sustentabilidade. Essa parceria tem gerado projetos conjuntos voltados para o manejo de resíduos, a diminuição do consumo de plásticos, a produção de biogás e a promoção de cidades mais sustentáveis. “A parceria entre nossos países se estende por muitos campos, mas a sustentabilidade ocupa um papel central. Bioeconomia, cidades sustentáveis e mineração responsável são temas em que Brasil e Suécia têm muito a contribuir e aprender mutuamente”, declarou a embaixadora.
O primeiro painel, com o tema “Economia Circular e Emergência Climática”, abriu a programação, propondo um olhar estratégico sobre os desafios e oportunidades de transformação sustentável. Mediado por José Wilker de Freitas Sales, da Secretaria do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, o painel contou com a participação de quatro mulheres com trajetórias notáveis na área ambiental.
A pesquisadora Simone Andersson, do Swedish Environmental Research Institute, trouxe uma perspectiva internacional ao abordar lições da União Europeia para o Brasil em resíduos sólidos e logística reversa. Em seguida, a engenheira Beatriz Luz, diretora executiva da Exchange 4 Change Brasil, destacou os desafios da integração de políticas públicas, trazendo como tema da sua fala a “Estratégia nacional e economia circular no Brasil”.
Representando o Governo do Ceará, Brígida Miola, secretária executiva da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE-CE), apresentou as ações e oportunidades do Estado na transição para a economia circular, com foco em energias alternativas e gestão de resíduos sólidos.
Encerrando o painel, Leina Mara Duarte, coordenadora da Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Ceará, trouxe um testemunho potente sobre a importância do protagonismo dos catadores e catadoras na consolidação da economia circular, refletindo sobre os limites e desafios dessa contribuição sob a ótica da inclusão socioambiental.
À tarde, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, algumas dessas experiências. Um grupo realizou visita técnica ao Ecoponto da Sapiranga e ao galpão de triagem da Rede de Catadores do Ceará, local de atuação de Leina Mara. Já os demais puderam acompanhar apresentações sobre a transição energética no setor de transporte de veículos pesados, com destaque para o uso do biogás como fonte limpa e renovável.
O primeiro dia de evento reforçou o compromisso do Ceará com a construção de políticas públicas integradas, sustentáveis e inclusivas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao diálogo internacional em torno da economia circular e da ação climática.


