Circularidade e energia a partir de resíduos marcam o segundo dia do evento Diálogos Ceará-Suécia sobre Economia Circular
31 de outubro de 2025 - 11:16 #Economia Circular #Governo do Ceará #resíduos sólidos #Secretaria das Cidades
O segundo dia do evento “Diálogos Ceará–Suécia sobre Economia Circular e Resíduos Sólidos”, que aconteceu nesta quinta-feira (30), trouxe ricos debates sobre fontes de energia renovável e caminhos para a recuperação energética de resíduos, trazendo a visão de especialistas locais e internacionais sobre os temas.
Abrindo a programação do dia, o painel “Produção de biogás a partir de RSU”, mediado por Ronaldo Stefanutti, da Universidade Federal do Ceará (UFC), propôs discussões ricas sobre o potencial do biogás e do biometano como soluções sustentáveis e economicamente viáveis para o aproveitamento de resíduos sólidos urbanos.
A abertura do dia destacou ainda o Programa Reciclocidades, da Cagece, que produziu os blocos distribuídos aos participantes a partir de papelão reaproveitado — um exemplo prático de economia circular. O público também foi convidado a conhecer a Coleção Mosaico, resultado da parceria entre o designer Kallil Nepomuceno e as artesãs do Reciclocidades, que será apresentada no encerramento do evento, unindo moda, arte e sustentabilidade.
Já o painel “Recuperação energética e desvio de resíduos do aterro”, mediado por Francisco Moreira, da prefeitura de Meruoca, abordou uma série de reflexões sobre caminhos inovadores para reduzir o envio de resíduos aos aterros e ampliar o aproveitamento energético.
As discussões começaram com a apresentação das tendências de resíduos na Suécia rumo ao aterro zero, que destacou políticas públicas e tecnologias que fazem do país uma referência mundial em gestão sustentável. Em seguida, foram debatidos os caminhos da recuperação energética de resíduos no Brasil e o potencial de produção e coprocessamento de CDR no Ceará e no Nordeste, evidenciando oportunidades regionais para transformar resíduos em combustível alternativo e energia limpa.
Encerrando a programação do dia, os participantes realizaram uma visita técnica no Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia e usina de biogás GNR Fortaleza, tendo a oportunidade de, mais uma vez, vivenciar na prática os temas debatidos durante o evento.
Diálogos Ceará–Suécia sobre Economia Circular e Resíduos Sólidos
Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SwEPA), o evento reúne especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em um espaço de troca de experiências do global ao local. Com três dias de programação, 9 painéis, 35 palestras, 2 visitas técnicas, uma sessão extra com empresa de biogás e uma exposição aberta ao público, o encontro acontece até esta sexta-feira (31).
Essa ação, que tem apoio institucional da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), nasce da convergência de objetivos e da reconhecida capacidade técnica das instituições cearenses na coordenação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.
 
                                        
