Terceiro dia do Diálogos Ceará–Suécia destaca governança, sustentabilidade e novas parcerias internacionais

3 de novembro de 2025 - 15:15 # # # #

Sustentabilidade, governança e parcerias foram as palavras de ordem do terceiro e último dia do evento “Diálogos Ceará–Suécia sobre Economia Circular e Resíduos Sólidos”, que aconteceu na última sexta-feira (31), sendo dedicado às bases institucionais, sociais e financeiras que sustentam a transição para um modelo de gestão de resíduos mais eficiente, integrado e duradouro.

O painel “Mobilização e engajamento social”, mediado por Elton Gonçalves, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) de Russas, abriu a programação do dia, trazendo discussões sobre o papel da comunicação, da educação ambiental e do controle social para o fortalecimento da adesão da população às práticas de redução, separação e valorização dos resíduos.

O segundo painel do dia, mediado por Ramon Carvalho, da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), trouxe como tema “Sustentabilidade econômico-financeira dos sistemas”, abordando análises sobre modelos tarifários, instrumentos de financiamento e responsabilidades compartilhadas, destacando a importância de equilibrar eficiência econômica com justiça social e proteção ambiental.

Já na parte da tarde, o terceiro painel abordou o tema “Tópicos especiais de governança”, mediado por Daniel Camurça, da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), onde foram apresentadas experiências de governança consorciada e estratégias de integração entre políticas nacionais, estaduais e municipais, enfatizando desafios regulatórios e a necessidade de maior coordenação institucional.

Encerrando a programação técnica, o último painel, intitulado “Parcerias Brasil–Suécia”, reforçou o papel estratégico da cooperação internacional para o avanço da economia circular no Ceará e no Brasil. Mediado por Vanessa Lima, Gerente de Monitoramento e Controle da Secretaria das Cidades, o painel reuniu representantes de instituições suecas e brasileiras que vêm construindo projetos conjuntos nas áreas de sustentabilidade, inovação e gestão de resíduos.

Entre os palestrantes, estiveram Johan Bogren, da Agência de Proteção Ambiental da Suécia, que apresentou a “Iniciativa de Inovação Suécia–Brasil”; Ana Carolina Bussacos, da Embaixada da Suécia no Brasil, destacando caminhos para uma cooperação ambiental duradoura; Pricila Carmo, do Business Sweden, que abordou oportunidades comerciais sustentáveis entre os dois países; e João Bosco Monte, Secretário de Relações Internacionais e Interinstitucionais de Fortaleza, que compartilhou resultados da parceria entre a capital cearense e instituições suecas em projetos de sustentabilidade urbana.

Ao final, a organização ressaltou o caráter inclusivo do encontro, que contou com equipes de Libras e audiodescrição cedidas pela Secretaria dos Direitos Humanos do Estado do Ceará. Também destacou as escolhas sustentáveis aplicadas durante toda a programação, desde o uso de crachás plantáveis até a destinação correta dos resíduos do evento.

O palestrante Hugo Pedrosa Latorre, da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SwEPA), comemorou o sucesso do evento, que trouxe soluções e reflexões valiosas para todos os participantes. “Achamos que esse encontro foi muito importante para compartilhar informações e conhecimentos sobre políticas públicas ambientais que podem ajudar ambos os países. Dessa forma, podemos crescer e evoluir de uma forma ambientalmente e economicamente sustentável”.

O encerramento oficial dos três dias de atividades reforçou o compromisso coletivo em transformar conhecimento técnico em ações concretas. Antes do coquetel de confraternização, o público pode prestigiar o desfile da coleção “Mosaico”, do estilista Kalil Nepomuceno, inspirada na moda sustentável e na valorização de materiais reutilizados, com peças produzidas pelas artesãs do Programa Reciclocidades, da Cagece.

O encontro “Diálogos Ceará–Suécia sobre Economia Circular e Resíduos Sólidos”, realizado pela Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará e a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SwEPA), deixa como legado não apenas aprendizados e conexões, mas uma agenda fortalecida para o avanço da economia circular no Ceará, em sintonia com os desafios globais.