SCidades recebe delegação do Banco KfW para missão de acompanhamento do Programa Águas do Sertão

4 de dezembro de 2025 - 11:15 # # #

Entre os dias 24 e 26 de novembro, representantes da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão receberam a comitiva do Banco de Desenvolvimento Alemão KfW para uma missão de acompanhamento dos avanços do projeto de saneamento básico voltado a comunidades rurais do Estado do Ceará, o Programa Águas do Sertão (PAS). O encontro ocorreu na sede do Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia do Acaraú e Coreaú (SISAR BAC), em Sobral. Participaram da missão, representantes da UGP PAS, das consultorias contratadas pelo programa, da Gerência de Saneamento Rural da Cagece, do SISAR BAC e do Instituto SISAR.

No primeiro dia, a comitiva visitou a sede do SISAR BAC e conheceu de perto o modelo de gestão adotado. A programação seguiu com uma visita técnica a um Sistema de Abastecimento de Água atendido pelo SISAR e, em seguida, à obra do novo Sistema de Abastecimento de Água do Complexo Camilos, em Meruoca, que está sendo implantado pelo Programa Águas do Sertão.

No segundo dia, foi a vez das consultorias contratadas pelo Programa apresentarem os avanços de seus trabalhos dentro das temáticas para as quais foram designadas. A consultoria MACS/Quanta apresentou os planos de trabalho voltados às ações de fortalecimento do SISAR. A consultoria GITEC/ MKMBr abordou as áreas de comunicação e esgotamento sanitário.

Já no último dia da missão, a comitiva esteve em Irauçuba, onde visitou a localidade de Missi para conhecer o projeto executivo e as áreas destinadas à instalação dos equipamentos do Sistema de Esgotamento Sanitário. Também foi possível observar a situação atual da comunidade, que ainda convive com o esgoto passando diante das residências, condição que pode gerar sérios riscos à saúde.

Foram três dias de debates, alinhamento de expectativas e definição de novas diretrizes para garantir que o Programa alcance seu objetivo de ampliar o acesso à água tratada, implementar sistemas de esgotamento sanitário e fortalecer o modelo de gestão do SISAR.

Saiba mais

O Programa Águas do Sertão é parte estratégica da política de saneamento básico do Governo do Ceará para áreas rurais. Ele busca contribuir para a universalização do saneamento, por meio da oferta e distribuição de serviços básicos de abastecimento, tratamento e distribuição de água potável e esgotamento sanitário, além de fortalecer o modelo de gestão SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural.

O Programa é financiado por recursos do Governo do Estado do Ceará, de crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e por recursos do Latin American InvestmentFacility (LAIF) da União Europeia. A implementação do Programa é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e do KfW.

Ao todo, serão investidos cerca de 300 milhões de reais na implantação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em áreas rurais do Ceará.